Notícias

Banca de DEFESA: OMAR ALEJANDRO GARCIA MENDOZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OMAR ALEJANDRO GARCIA MENDOZA
DATA: 05/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ENFRENTAMENTO DEMOCRÁTICO, LIBERAL E CRISTÃO: Uma análise sobre o conservadorismo político na “Frente Conservadora de Marabá-PA”


PALAVRAS-CHAVES:

Conservadorismo; Frente Conservadora; Amazônia; Redes Socias.


PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Antropologia Rural
RESUMO:

Composto por pessoas de distintas orientações profissionais a “Frente Conservadora de Marabá” é um movimento de cunho político e moral que tem como objetivo a construção de uma “nova direita” alinhada em suas diretrizes com a preservação de “valores democráticos”, liberais e cristãos na cidade de Marabá, sudeste paraense. A pretensa coesão deste movimento que se expressa através de diferentes redes sociais como: reuniões, grupos de estudo e redes sociais digitais. Se manifesta, aparentemente, em duas direções: a primeira é o relato de um enfrentamento democrático à esquerda ou “marxismo cultural” e suas pautas, a segunda é o discurso em defesa do conservadorismo político e religioso e sua interpretação a partir da recepção de determinados autores estudados no grupo. Resultado de uma pesquisa de pós-graduação em andamento, a presente comunicação pretende refletir como A “Frente Conservadora de Marabá” constrói sua identidade enquanto movimento conservador a partir da oposição à “ideologia marxista”, e, por outro lado, em sentido afirmativo, de valoração de uma moralidade cristã supostamente ligada aos princípios de orientações da direita. A partir dos aportes metodológicos da pesquisa de campo antropológica e dos estudos de mídia e comunicação junto aos participantes ou lideranças do movimento, bem como das manifestações em blogs e redes sociais digitais, pretende-se analisar especificidades na constituição deste movimento e como pode impactar no cenário político na cidade de Marabá.

Palavras chave: Conservadorismo; Frente Conservadora; Amazônia; Redes Socias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1017749 - JERONIMO DA SILVA E SILVA
Interno - 1698392 - EDMA DO SOCORRO SILVA MOREIRA
Externo ao Programa - 3061429 - ELAINE JAVORSKI SOUZA
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 08:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker