Banca de DEFESA: ANTONIA EDNA DA SILVA MORAES

DISCENTE: ANTONIA EDNA DA SILVA MORAES
DATA: 06/03/2020
LOCAL: SALA 2B PRÉDIO MULTIUSO UNIDADE III

LETRAMENTO LITERÁRIO: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Letramento literário. Professor-leitor. Leitura prazerosa

O texto literário é um dos mais expressivos instrumentos de colaboração na formação de leitores, pois carrega em si alta qualidade estética e faz uso especial da linguagem. É preciso que a nobre função de formar leitores, comumente atribuída à escola, seja empreendida por meio da leitura desses textos, já que são constituídos de saberes sobre o mundo e o homem, capazes de promover experiências intensas ao leitor, sua formação crítica e letrar literalmente. Considerando essa importância da obra literária, propomos, com esse trabalho, desenvolver estratégias de leitura literária com o intuito de promover o letramento literário na escola e fora dela. Para esse estudo, escolhemos a obra Venha ver o pôr-do-sol e outros contos de Lygia Fagundes Telles. Para a viabilização do projeto, elegemos o gênero literário conto fantástico, fizemos essa escolha por ele ser um texto linear, breve e que tem como uma de suas principais características a condição de suportar, em sua brevidade, todas as possiblidades de ficção. O conto escolhido para a proposta de intervenção foi “As formigas”. Acreditamos que seu poder de concisão, além do sobrenatural que aparece na narrativa, permite aos leitores em formação a apreciação efetiva do texto literário. A fim de estabelecer a integração entre os saberes e a prática, adotamos a metodologia da pesquisa-ação para aplicação e intervenção. A pesquisa foi aplicada numa turma de 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal da cidade de Marabá-PA. As propostas de atividades do projeto se ancoram na Sequência Básica de leitura descrita por Cosson (2009), Zaponne (2007, 2008) autores que tratam do letramento literário. Ademais, nosso aporte teórico terá base, para o estudo em Colomer (2007), que aborda a leitura literária na sala de aula; Candido (1995) teórico que discorre sobre o poder humanizador da literatura; Todorov (2009, 2016) autor que explana sobre o perigo que a literatura se encontra devido a forma como é trabalhada na sala de aula; Abreu (2006), que retrata a importância de se ler literatura, entre outros. Os resultados da análise indicam que juntamente com o acesso a obras literárias diversificadas, a inserção do aluno em uma comunidade de leitores e a participação da família podem promover o gosto pela leitura literária; também é fundamental a adoção de uma metodologia que prepare o aluno para a recepção da obra literária, considerando tanto a motivação quanto às etapas de mediação da leitura.

Externo ao Programa - 2401577 - ELAINE FERREIRA DIAS
Interno - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO