Notícias

Banca de DEFESA: EDILEIDE PATRICIA CAMARA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILEIDE PATRICIA CAMARA LIMA
DATA: 10/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: sala PosLet
TÍTULO:

ESCRITA DE PROFESSORES, SUBJETIVIDADES E EXPERIÊNCIAS DE SI: PRODUÇÃO DE VERDADES
CONFESSIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

This work aims to analyze the reports of experiences of education professionals and the
production of teaching subjectivity. The chosen empirical material for the analysis of
experience were reports written by basic education professionals from the public network of
Marabá during a continuous training program promoted by the federal government, through the
Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (National Literacy Program at the Right
Age), in the period from 2014 to 2017 and a municipal training program developed by the
Secretaria de Educação do município de Marabá (Education Secretariat of the municipality of
Marabá), in 2015. Thus, a written production of teachers does not offer a context of public
training policies, based on guidelines on pedagogical performance. A theoretical basis for this
study are the main reflections of Michel Foucault (2006) in his third research domain about the
relationship of the individual with himself and how to emerge a subjectivity in this relationship.
We focus on writings that teachers make in such programs during the training processes,
analyzing how to talk about their classroom practices, their experiences with pedagogical
practices, and their relationship with the demands of the project, their training perspectives, or
subject, if produced discursively through confession devices that generate and produce
confessional truths, generators of knowledge about the teacher. In the analysis of statements
extracted from written reports, we identified five axes from which aggregates the discursive
regularity conveyed in the reports. They are: Teacher's adherence to methodological
rationality; Denial of the other: refusal of traditionalism; Confession and self-regulation
devices; Evaluation device of the other of learning; Self-assessment device; The multipurpose
teacher; Evidence of resistance practices. In these axes of analysis, we apprehend effects of
meaning that involve teachers in training in processes of objectification and subjectivity in
which the teacher is challenged by different devices that legitimize and propagate the training
discourses, and are accountable for the programs. Evidence that the continuing education
programs act on the teachers 'performances through techniques that will produce and lead the
subjects' subjectivity. The techniques are so subtle, that the subjects take themselves as free
subjects. However, they are intertwined by m

 

Discurso. Escrita de si. Subjetividades. Verdade confessional


PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é analisar em relatos de experiências de profissionais da educação a
produção de subjetividade docente. Elegemos como material empírico de análise relatos de
experiências escritos por profissionais da educação básica da rede pública de Marabá durante a
realização de um programa de formação continuada promovido pelo governo federal, através
do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, no período de 2014 a 2017 e de um
programa de formação municipal desenvolvido pela Secretaria de Educação do município de
Marabá, no ano de 2015. Assim, a produção escrita dos professores se dá no contexto de
políticas públicas de formação, a partir de orientações sobre o fazer pedagógico. A base teórica
desse estudo são as principais reflexões de Michel Foucault (2006) em seu terceiro domínio de
investigação acerca da relação do sujeito consigo mesmo e de como emerge a subjetividade
nesta relação. Voltamo-nos para a escrita que os professores realizam demandadas por tais
programas durante os processos de formação, analisando como ao falar de suas práticas em sala
de aula, suas experiências com o fazer pedagógico, sua relação com as demandas do projeto,
suas perspectivas de formação, o sujeito se produz discursivamente através de dispositivos de
confissões geradores e produtores de verdades confessionais, geradores de um saber sobre o
professor. Nas análises de enunciados extraídos dos relatos escritos, identificamos cinco eixos
a partir do quais agregamos a regularidade discursivas veiculada nos relatos. São eles: Adesão
do professor à racionalidade metodológica; A denegação do outro: recusa ao tradicionalismo;
Dispositivos de confissão e de autorregulação; Dispositivo de avaliação do outro da
aprendizagem; Dispositivo de avaliação de si; O professor polivalente; Indícios de práticas de
resistência. Nesses eixos de análises, apreendemos efeitos de sentido que inscrevem os
professores em formação em processos de objetivação e subjetivação em que o professor é
interpelado por diferentes dispositivos que legitimam e propagam os discursos da formação, e
prestam contas aos programas. Evidenciamos que os programas de formações continuadas
atuam sobre os comportamentos dos professores por meio de táticas que vão produzindo e
conduzindo a subjetividade dos sujeitos. As técnicas são tão sutis, que os sujeitos tomam a si
mesmos como sujeitos-livres. No entanto, estão entrelaçados por mecanismos de normatização
e homogeneização de construção e fabricação em massa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2152839 - NILSA BRITO RIBEIRO
Interno - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Externo à Instituição - THOMAS MASSAO FAIRCHILD
Notícia cadastrada em: 03/03/2020 10:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker