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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA SOLINO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA SOLINO RODRIGUES
DATA: 25/09/2020
HORA: 09:00
LOCAL: video conferência
TÍTULO:

LINGUA ESTRANGEIRA; LIVRO DIDÁTICO; VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Variação Linguística. Português. Língua Estrangeira. Ensino/Aprendizagem. Material Didático.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Os estudos Sociolinguísticos têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da consciência crítica dos docentes acerca dos processos de ensino/aprendizagem de línguas, principalmente no que diz respeito à inclusão das variações linguísticas em materiais didáticos (MD’s) e à necessidade de abordagens linguístico-discursivas que rompam com o conceito de ensino homogêneo da língua, ainda presente na maioria dos materiais e salas de aula. Com relação ao contexto de ensino do Português como Língua Estrangeira (PLE) faz-se necessário refletir sobre como a tradição de ensino baseado na gramática normativa interfere no processo de ensino/aprendizagem verificando, inclusive, a adequação (ou a falta dela) dos materiais à uma compreensão de língua como heterogênea, tal como apontam os estudos sociolinguísticos. A presente pesquisa bibliográfica qualitativa parte de uma concepção de língua como fenômeno social e objetiva a análise crítica e comparativa de MD’s, voltados para o ensino/aprendizagem de PLE, que compõem o corpus da pesquisa verificando sua orientação teórica e metodológica de ensino a partir de três perguntas-chave: 1.Qual o padrão de língua que motiva esses materiais?; 2. Qual a gramática que norteia esse ensino? e 3. Os MD’s direcionam o ensino a partir da concepção da Língua Portuguesa como uma língua heterogênea?. Dentre os objetivos específicos verifica-se como são abordadas as variações linguísticas e socioculturais nos materiais, destarte, analisa como os autores conjugaram-nas aos objetivos dos cursos, estrutura das atividades e a composição temática dos livros. A composição do corpus inclui: Nova Avenida Brasil – Vol.1 (LIMA, 2008), Português via Brasil (LIMA; LUNES, 2005), Pode Entrar (OLIVEIRA, 2015) e Diga trinta e três... em português! (BRASIL, 2017). A análise dos dados está pautada em estudos de Almeida Filho (2005, 2015), Bortoni-Ricardo (2005, 2014), Bagno (2004, 2007), Britto (1997, 2004), Paiva (2011, 2014), Faraco (2004, 2011, 2016) e outros. Dentre os resultados espera-se verificar os avanços desses materiais, em consonância com os estudos sociolinguísticos, principalmente, se há uma presença satisfatória de atividades que envolvem contextos reais da língua em uso que favorecem o desenvolvimento da competência comunicativa e das interações sociais dos aprendizes da língua.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Interno - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA
Notícia cadastrada em: 30/06/2020 09:12
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