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Banca de DEFESA: CAMILA SOLINO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA SOLINO RODRIGUES
DATA: 26/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO:

O PORTUGUÊS DO BRASIL EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ESTRANGEIROS


PALAVRAS-CHAVES:

LINGUA ESTRANGEIRA; LIVRO DIDÁTICO; VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Os estudos Sociolinguísticos têm contribuído significativamente para o
desenvolvimento da consciência crítica dos docentes acerca dos processos de
ensino/aprendizagem de línguas, principalmente no que diz respeito à inclusão
das variações linguísticas em materiais didáticos (MDs) e à necessidade de
abordagens linguístico-discursivas que rompam com o conceito de ensino
homogêneo da língua, ainda presente na maioria dos materiais e salas de aula
com trabalhos que vão desde Bright (1966) e Labov (1972) a Bortoni-Ricardo
(2005, 2014), Zilles e Faraco (2015), dentre outros. Com relação ao contexto de
ensino do Português como Língua Estrangeira (PLE) faz-se necessário refletir
sobre como a tradição de ensino baseado na gramática normativa interfere no
processo de ensino/aprendizagem verificando, através de estudos
sociolinguísticos e da análise de materiais didáticos, a adequação (ou a falta
dela) nesses materiais à uma compreensão de língua como heterogênea. Desta
forma, o objetivo da presente pesquisa é realizar um estudo de quatro MDs,
desta área, com foco num levantamento da forma como aspectos de variações
linguísticas e culturais são exploradas nas atividades e temáticas selecionadas
pelos materiais. Dentre os objetivos específicos encontram-se: 1. selecionar os
MDs e os objetos de ensino a serem analisados. 2. analisá-los a partir do método
interpretativista. 3. levantar similaridades e diferenças entre os MDs e os objetos
de ensino. A contribuição teórica parte de Almeida Filho (2005, 2007, 2010),
Antunes (2004, 2007), Bagno (2004, 2007), Bortoni-Ricardo (2005, 2014), Bosi
(1996), Britto (1997), Faraco (2004, 2011), Hall (2003), Labov (1972 [2008]),
Neves (2004, 2011), Schlatter (2009) e outros. A metodologia se configura em
uma pesquisa bibliográfica através de uma análise qualitativa interpretacionista
dos dados, com base nos apontamentos de Bardin (2016), Bortoni-Ricardo
(2008), Flick (2004), Fonseca (2002), Gil (2002), Minayo (1994) e Schwandt
(2007). Os MDs do corpus são: Português Via Brasil (LIMA; IUNES, 2005), Nova
Avenida Brasil – Vol.1 (LIMA et al., 2008), Pode Entrar (OLIVEIRA, 2015) e Diga
trinta e três... em português! (BRASIL, 2017). A análise destes consiste em:
apresentação e contextualização; leitura, seleção e interpretação de conteúdos
que relacionam-se com os tópicos de variação linguística e diversidade cultural;


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Externo ao Programa - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA
Notícia cadastrada em: 11/01/2021 17:46
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