Notícias

Banca de DEFESA: ORNIANE GUIMARÃES BAHIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ORNIANE GUIMARÃES BAHIA
DATA: 30/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO:

CRENÇAS LINGUÍSTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

NO MUNICÍPIO DE JACUNDÁ-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil; Crenças; Língua; Variação; Ensino.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

No âmbito dos estudos linguísticos as pesquisas sobre crenças têm
apresentado contribuições relevantes no que concerne à reflexão sobre o processo
de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, na valorização da diversidade e no
combate as práticas discriminatórias e preconceituosas. Muitas são as pesquisas que
se dedicam a investigar crenças para compreender os problemas no processo de
ensino e aprendizagem de línguas. No entanto, predominantemente esses estudos
são desenvolvidos nos segmentos do ensino fundamental anos finais, ensino médio e
ensino superior e cursos de idiomas, cujos sujeitos participantes são professores em
formação, alunos, estudantes de cursos de letras ou línguas estrangeiras. É nesse
contexto, que o presente trabalho se insere como uma pesquisa qualitativa de base
interpretativista em que, por meio de entrevistas com perguntas semiestruturadas,
investigou crenças de docentes dos primeiros anos do ensino fundamental da rede
pública do município de Jacundá no estado do Pará, acerca do ensino de Língua
Portuguesa. As reflexões teóricas aqui suscitadas encontram-se fundamentadas nos
estudos de Barcelos (2007), Silva (2005), Silva; Botassini (2015), Botassini (2015),
Marques e Baronas (2015), Vitorio (2017), Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2008, 2019),
Marcos Bagno (2011) entre outros. Os dados coletados foram analisados a partir das
teorias da sociolinguística educacional, tendo sido identificados um total de quatro
crenças centrais interligadas a quinze crenças periféricas acerca do ensino e
aprendizagem de língua materna, tais fenômenos implicam diretamente na postura
dos docentes frente a forma como ensinam, no desenvolvimento de suas
metodologias e no modo como ele acredita que o aluno aprende. As crenças
apresentadas neste trabalho nos levaram a inferir que os professores vivenciam um
conflito entre teoria e prática, pois embora reconheçam a existência da diversidade
linguística, ainda apresentam um discurso permeado pela noção de “erro” por
acreditarem na existência de uma língua correta, na qual inclusive um dos
entrevistados denominou de universal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Interno - 2152839 - NILSA BRITO RIBEIRO
Externo ao Programa - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Notícia cadastrada em: 02/09/2021 14:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker