Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMILLY VALERIA SOARES COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMILLY VALERIA SOARES COELHO
DATA: 28/10/2021
HORA: 13:30
LOCAL: videoconferencia
TÍTULO:

UM ESTUDO DE CASO DO ETHOS DISCURSIVO DE REFUGIADOS EM ENTREVISTAS DO YOUTUBE


PALAVRAS-CHAVES:

Ethos discursivo; imigrante refugiado; representações de si; acolhimento.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo geral desvelar como ocorre discursivamente a construção do ethos, imagem que o orador pretende dar de si mesmo, de imigrantes refugiados no Brasil, de diversas nacionalidades, por meio de quatro entrevistas públicas.

Questiona-se com esta investigação como a imagem discursiva desses imigrantes é construída, entremeio ao processo de acolhimento no país e aos diálogos estabelecidos entre as culturas transnacionais. Esta pesquisa se dá sob a égide da Análise do Discurso Francesa (AD), com estudos capitaneados por Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Para compor o aporte teórico desta análise utilizamos como principal âncora de análise o estudo do ethos discursivo, partindo da nova retórica, na perspectiva atual, à luz de Ruth Amossy (2005) e Maingueneau (2015). Através de excertos extraídos das entrevistas, levamos em consideração diversos fatores de análise, como jogos através da linguagem, orador, auditório, gênero, linguagem, adequação a outras situações comunicacionais, estereótipos, intencionalidade, entre outras imagens e representações de si que o locutor explicita, não pela forma como fala, mas pelo que é mostrado por meio das escolhas feitas por ele. Em relação à metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa, que se trata de uma pesquisa explicativa prática e empírica, nos moldes de um estudo de caso explanatório, utilizando fonte de informação secundária, ou seja, quatro entrevistas extraídas da plataforma pública de compartilhamento de vídeos YouTube. As análises iniciais mostraram, através do corpus de pesquisa da dissertação, que o ethos discursivo construído pelos refugiados é de gratidão, pelo fato de o Brasil acolhê-los. No entanto, alguns desconfortos e dificuldades com a nova cultura e com a língua do país são demonstrados pelos entrevistados.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI
Externo à Instituição - ÉRICA ALESSANDRA FERNADES ANICETO
Notícia cadastrada em: 20/10/2021 13:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker