Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIMIRO DA ROCHA NETO

DISCENTE: VALDIMIRO DA ROCHA NETO
DATA: 26/10/2021
LOCAL: videoconferencia

A REPRESENTAÇÃO DA BRASILIDADE NO EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS – CELPE-BRAS

Celpe-Bras. Linguística. Linguística Aplicada. Política Linguística.

Este trabalho versa sobre os aspectos da brasilidade presentes em textos impressos no Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros. Seu objetivo é analisar a representação da brasilidade produzida a partir do exame de certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros - CELPE-BRAS. Buscou-se contribuir para uma melhoria não só na elaboração do Exame, mas também de sua qualidade. A opção pela escolha deste objeto, em particular, deve-se ao fato de que o memso passou a ser visto como uma política linguística para o avanço do português brasileiro para além das fronteiras da América Latina. Por entender que o CELPE-BRAS possui um caráter de extrema relevâcia, o esmo cumpre um papel importantíssimo no contexto das políticas linguísticas que visam a disseminação da língua portuguesa para além das fronteiras brasileiras. A partir dos pontos abordados neste trabalho, buscou-se “passear” junto a conceitos básicos da Linguística que alicerçam as discussões aqui imbricadas. Desta forma, foi estabelecido como objetivo identificar quais traços da brasilidade podem ser reconhecidos em textos escritos/impressos e aplicados ao logo do CELPE-BRAS. Para tanto, foi necessário retomar discussões teóricas as quais destacam o CELPE-BRAS como uma política linguística do Brasil; sobre as mudanças paradigmáticas na Linguística aplicada a partir da década de 1990 e a importância de compreender a diferença entre Linguística e Linguística Aplicada. Quanto aos recursos metodológicos, foram utilizadas estratégias de estudo e leituras de pesquisas qualitativas de autores diversos, optando-se por desenvolver uma pesquisa qualitativa. Por fim, nas considerações finais exponho meu ponto de vista acerca da pesquisa aqui realizada uma retomada inicialmente do que foi mencionado ao longo da execução da pesquisa, quais nuances da brasilidade se destacam e se realmente nos textos analisados podemos perceber traços de brasilidade nos mesmos e em que esta investigação beneficiará o meio acadêmico.

Presidente - 1735412 - GILMAR BUENO SANTOS
Interno - 1342825 - MAYSA DE PADUA TEIXEIRA PAULINELLI