Banca de QUALIFICAÇÃO: YEDA NAYARA CHAVES DO NASCIMENTO MILESI

DISCENTE: YEDA NAYARA CHAVES DO NASCIMENTO MILESI
DATA: 13/12/2021
LOCAL: videoconferencia

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL: NOVAS ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COLABORATIVO NO CONTEXTO PANDÊMICO

Formação de professores. Práticas colaborativas. Práticas de leitura. Pandemia da Covid-19

A presente pesquisa tem por objetivo analisar a ação e interação do professor com os coordenadores nas tomadas de decisões pela construção de um projeto colaborativo de formação continuada no contexto pandêmico numa escola de ensino fundamental. Inicialmente este trabalho possuiu como foco investigativo a Formação de Professores Formadores no município de Itupiranga –Pará e, diante do contexto da pandemia da Covid-19, necessitou-se de adaptar a proposta investigativa à realidade imposta pelo momento. Nesse sentido, nesta perquirição aspira-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: como a formação continuada no lócus da escola virou espaço de participação do professor nas tomadas de decisões, tendo como iniciativa a construção de um projeto colaborativo no contexto pandêmico? A abordagem deste estudo é de cunho quanti-qualitativo e o procedimento metodológico se intitula por pesquisa de campo e pesquisa com intervenção participativa. No primeiro momento, o foco da pesquisa compreendeu ao conjunto das ações formativas realizadas através do projeto Formação de Formadores. Para coleta de dados, aplicou-se questionários para os grupos selecionados, tendo como sujeitos participante professores, coordenadores pedagógicos e uma professora formadora. Para o segundo momento, a pesquisa toma como cenário uma escola pública do município, que diante do panorama pandêmico, acolheram o projeto em questão e se dispuseram a realizar uma nova etapa de construção do projeto, sendo assim caracterizada como de caráter colaborativo. Nesta parte, para coleta de dados foram realizados grupos focais com a coordenação e professores, além de encontro formativo virtual como proposta de intervenção. Os estudos teóricos que norteiam a presente discussão foram selecionados de forma a fazer uma associação entre os temas formação continuada e práticas leitoras na escola, para isto, elegemos autores clássicos e conceituados no campo da formação reflexiva e práticas sociais da leitura, além daqueles já trabalhados no projeto Formação de Formadores: Brakling (2008); Freire (2005, 2021); Imbernón (2009, 2011); Lerner (2002); Rojo (2008, 2009); Soares (2006, 2020); Solé (1998); Pimenta (2011, 2012) e Placco, Almeida e Souza (2012, 2015), Tardif (2021), dentre outros.

Presidente - 399.806.422-20 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO - UFPA
Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES