Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA IBIAPINO FREIRE

DATA: 28/04/2023
LOCAL: presencialmente sala do Prédio do ILLA sala 02

PRÁTICAS DO ENSINO DE LEITURA: um estudo sobre o Programa Marabá Leitora

Ensino de leitura; Letramento; Literatura Infantojuvenil; Práticas leitoras; Mediação e contação de histórias.

ÁREA: Letras

A escola apresenta-se como um locus excepcional de formação leitora e, para muitosprofessores e alunos, é o principal espaço de leitura. A aplicação desta pesquisaagrupa o estudo dedicado à produção de conhecimentos sobre o ensino de leitura esuas práticas, enxergando questões sobre letramentos nos contextos sociais eescolares, através da Formação de Professores realizada pelo Programa MarabáLeitora. Buscamos compreender como as práticas de leitura estão diretamenterelacionadas às práticas pedagógicas que ressaltam a importância da leitura literáriacomo prática social. A partir disso, nossos principais objetivos consistem em analisaras práticas de leitura dos docentes, levantando a discussão nas perspectivas doensino presencial e remoto. Verificaremos marcas, estratégias e ferramentaspedagógicas utilizadas nas formações do Programa Marabá Leitora (PML) nomunicípio de Marabá. Além disso, será possível compreendermos e analisarmos emque medida os saberes cooperam para que os docentes participantes desenvolvam opapel de mediadores com os alunos nas salas de leitura. Apresentamos um brevepanorama da história do livro e o percurso do leitor. Para tanto, apoiamo-nos emautores que consideramos fundamentais aos estudos sobre a História da Leitura,acompanhada da produção da literatura ao longo dos séculos XX e XXI. Nessecontexto, não podemos deixar de citar as orientações dos PCN (1998) e da BaseNacional Comum Curricular (BNCC, 2017) que apontam a necessidade de que o leitorsaiba utilizar a linguagem adequada às diversas situações comunicativas. No campodas abordagens teórico-metodológicas, estendendo-se aos novos escritores eeditoras os quais renovam o interesse do mercado editorial, assim como os programasgovernamentais de incentivo à leitura atraindo os leitores do século XX e XXI diantedas produções de literatura infantil e juvenil. Assim, elencamos as autoras: Reyes(2019), Colomer (2003; 2007; 2012), Lajolo (2015), Tfouni (2002), Machado (2002) enão poderíamos deixar de citar Cosson (2006; 2011; 2014) entre outros fundamentaispara o embasamento desta pesquisa.

Externo à Instituição - ANDRÉA LIMA DE SOUZA COZZI
Interno - 009.453.525-65 - JOSÉ ROSA DOS SANTOS JUNIOR - UFBA