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Banca de QUALIFICAÇÃO: IARLES DOS SANTOS MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IARLES DOS SANTOS MACEDO
DATA: 23/05/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Sala 1 do ILLA
TÍTULO:

OUTRAS LITERATURAS E RESISTÊNCIA: teatro e música como disciplinas complementares numa escola de tempo integral no campo, no município de Marabá/PA


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura e Resistência; Canções; Teatro; PPP; Escola Carlos Marighella.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Comparada
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo problematizar a música e o teatro como
disciplinas complementares e como processo pedagógico na perspectiva na luta e
resistência camponesa. a problematização se constitui a partir das práticas da escola
M.E.F. Carlos Marighella, localizada no Assentamento 26 de Março. A partir disso,
problematizamos a pesquisa com os seguintes objetivos: Analisar de que forma o teatro
e a música estão materializados como disciplinas complementares no PPP da escola;
Observar como essas atividades vêm acontecendo na prática, com observação e
entrevistas; Identificar e analisar quais materiais e seus aspectos discursivos são
utilizados para o desenvolvimento dessas atividades, partindo da perspectiva de que a
escola se encontra em uma área do MST, de forma que estes contribuem para a
formação crítico. Ressaltamos ainda que, trabalhamos na perspectiva de resistência a
partir de Bosi (2002) analisando essas linguagens como forma de se contrapor a outras
forças de opressão e violência que acontecem com os sujeitos do campo, e Veiga (1998)
partindo da premissa que o PPP traz grandes possibilidades para que essas linguagens,
artístico/literário, possam fazer parte da formação dos sujeitos no âmbito escola. A
partir do andamento da pesquisa, percebemos que a escola, e eventualmente nas
atividades desenvolvidas a partir do teatro e música como atividades complementares,
constata-se uma grande valorização das abordagens políticas/ideológicas nas práticas da
escola. Na análise do PPP constatamos ainda várias formas e momentos em que as
atividades de teatro e música como disciplinas complementares podem ser apreciadas
práticas de resistência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1358730 - ABILIO PACHECO DE SOUZA
Interno - 1401327 - FLAVIA MARINHO LISBOA
Externo à Instituição - Helena Bonito Couto Pereira
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 15:06
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