Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIRENE LEMES DA SILVA

DISCENTE: VALDIRENE LEMES DA SILVA
DATA: 30/11/2023
LOCAL: Sala 1 do ILLA

Variação do morfema de gerúndio nas áreas rural e urbana de Canaã dos Carajás-PA

Sociolinguística. Variação. Falantes

ÁREA: Lingüística

Este estudo aborda a variação na pronúncia do morfema de gerúndio {-ndo} ~ {-no} na fala de moradores das áreas rural e urbana de Canaã dos Carajás-PA, advindos de Goiás, Maranhão, Minas Gerais e Pará, levando em consideraçãoos fatores linguísticos e não linguísticos condicionantes que levam diferentes falantes a pronunciarem ou não o /d/ em – ando ~ endo ou indo. Utilizando os métodos da linguística descritiva, especialmente os métodos da sociolinguística variacionista, recorre-se à pesquisa bibliográfica e de campo. Entre os autores consultados, estão Bagno (1961), Bortoni-Ricardo (2014), William Labov (2008). Examinamos a hipótese de que tal variação é determinada, em parte, por procedência, graus de escolaridade e nível de monitoração da fala pelos indivíduos locais. Para isso, entrevistamos 16 pessoas, com dois níveis de escolaridade: baixa escolaridade (sem escolaridade variando métodos de coleta que estimularam diferentes graus de monitoração da fala (imagens, pares mínimos, frases e textos livres), variando métodos de coleta que estimularam diferentes graus de monitoração da fala. Os resultados tendem a fazer compreender a origem de uma das importantes marcas da fala das áreas rural e urbana já mencionadas.

Externo à Instituição - ALCIDES FERNANDES DE LIMA
Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES