Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA SILVA LOPES MATIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA SILVA LOPES MATIAS
DATA: 16/11/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 1 do ILLA
TÍTULO:

A MEDIAÇÃO DE LITERATURAS NEGRAS INFANTIS EM SALA DE AULA: a formação da identidade étnico-racial de leitores iniciantes a partir da mediação de histórias infantis afro-brasileiras.


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura Afro-brasileiras em Sala de Aula; Letramento Literário; Mediação de Leitura


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A pesquisa intitulada A MEDIAÇÃO DE LITERATURAS NEGRAS INFANTIS
EM SALA DE AULA: a formação da identidade étnico-racial de leitores iniciantes
a partir da mediação de histórias infantis afro-brasileiras tem como objetivo geral
compreender como o personagem infantil negro é representado na tessitura de obras
infantis, de modo que o ensino da identidade étnico racial seja explorado em áreas do
conhecimento, contemplando a formação de leitores(as). E de caráter mais específico:
abordar as concepções teórico-metodológicas sobre o ensino do ato de ler leitura
literária afro-brasileira de modo que este ensino seja contemplado em sala de aula;
identificar as concepções de leitura que fundamentam as práticas antirracistas na escola.
A pesquisa é do tipo qualitativo-bibliográfica, fundamentada nos pressupostos do estudo
sobre a representação de personagens negros infantis na literatura para infância. Como
principais interlocutores (as) na escrita desta pesquisa temos, Araújo (2017), Amâncio
(2014), Cosson (2021), Debus (2017), Khéde (1990), Lajolo (1983), Zilberman (2007).
Foram também necessários no diálogo para a fundamentação dos estudos Candido
(2006), Gouvêa (2020), Benjamin (1987), Santiago (1989), Schwarcz (1993), Silva
(1995), Machado (1999), Góes (2010), Rosing (2018), Belmiro (2014), Guimarães e
Batista (2012), Lajolo (2018). É possível repensar as propostas de ensino e de
aprendizagem da leitura para se formar leitores(as) literários através de literaturas
negras, reconhecendo que a criança em processo aprende dialogando e interagindo com
os textos. Com o mediador de leitura, as crianças intensificam a construção da
identidade étnico racial, levando os leitores iniciantes a perceberem o seu mundo e o
mundo ao seu redor. Definimos como lócus de pesquisa as literaturas negras para
infância da Mazza Edições, O Pequeno Polegar, Afra e os Três Lobos-Guarás e
Cinderela e Chico Rei, adaptações de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho,
ilustrações de Walter Lara. Os resultados revelam que a mediação de literaturas negras
para a infância, mais especificamente na Educação Infantil (crianças de 3 a 5 anos de
idade) pode contribuir para representação do negro na contemporaneidade trazendo
valorização, identificação e reconhecimento com as crianças da Educação Infantil.
Portanto o objetivo da pesquisa foi a análise da literatura das referidas obras
supracitadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 009.453.525-65 - JOSÉ ROSA DOS SANTOS JUNIOR - UFBA
Presidente - 1571978 - PATRICIA APARECIDA BERALDO ROMANO
Externo à Instituição - SANDRA TRABUCCO VALENZUELA
Notícia cadastrada em: 16/10/2023 16:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (94) 2101-5945 | Copyright © 2006-2024 - UNIFESSPA - sigaa-docker