Banca de DEFESA: SIMONE PEREIRA LIMA SCHERRER

DISCENTE: SIMONE PEREIRA LIMA SCHERRER
DATA: 01/12/2023
LOCAL: Sala Multiuso ILLA

UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO BILÍNGUE PARA A ESCOLA INDÍGENA TATAKTI KYIKATÊJÊ

Educação Escolar Indígena. Letramento bilíngue. Material Didático. Narrativa. Oralidade

Esta dissertação é resultado de pesquisa do tipo qualitativa realizada na Terra Indígena Mãe Maria, Aldeia Gavião Kỳikatêjê, com o objetivo de sugerir propostas didáticas de material bilingue específico para Escola Indígena Tatakty Kỳikatêjê, por meio das narrativas orais contadas pelos anciões e lideranças da comunidade. Os relatos coletados serão considerados como fonte para uma compreensão histórica acerca da cultura local do povo Gavião, tendo em vista a produção de um material didático destinado à escola, que possa auxiliar as aulas de cultura, ministradas pelos professores bilíngues. Nesse sentido, a fim de alcançar o objetivo proposto, além da pesquisa bibliográfica que permitiu conhecer a trajetória do povo Gavião e formação da aldeia Kỳikatêjê, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e observação participante com características etnográficas. A constituição dos dados utilizada para a aquisição do material obedeceu a múltiplos procedimentos, tais como observação participante, entrevistas semiestruturadas, rodas de conversas, transcrições e análises das narrativas. Para isso, a pesquisa contou com a participação dos anciões da aldeia Kỳikatêjê e dos professores bilíngues da escola como sujeitos colaboradores no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo uma pesquisa de campo junto aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola Indígena Tatakti Kỳikatêjê nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa tem se mostrado relevante à medida que a escola/comunidade almejam um material didático específico da cultura do povo Gavião que sirva tanto para auxiliar nas aulas ministradas pelos professores bilíngues, como registro e fortalecimento da cultura do povo Gavião. Como referencial teórico, os estudos estão fundamentados nos autores: Ferraz (1984), Fernandes (2010), Laraia (1976), Ribeiro (2014), Miranda (2015), Arnaud (1964), Baniwa (2019), Brasil (1998), Meliá (1979), dentre outros autores.

Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Externo à Instituição - FRANSCISCO EDVIGES ALBUQUERQUE