Banca de QUALIFICAÇÃO: REMY PEREIRA DE SALES

DISCENTE: REMY PEREIRA DE SALES
DATA: 09/03/2016
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - BLOCO DO ILLA

A LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Leitor; ensino fundamental; crônica de viagem; fruição; sequência didática; letramento literário.

ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho tem como objetivo problematizar a formação de leitores no ensino fundamental por meio de narrativas infanto-juvenis utilizadas como ferramentas para despertar a fruição pelo texto literário, precisamente as crônicas de viagem são os textos aqui trabalhados. Dois autores foram os selecionados: Cecília Meireles e Rubem Braga, por tão bem escreverem sobre esse tipo de crônica, utilizando uma linguagem apropriada ao público infanto-juvenil. Para melhor pontuar o questionamento levantado, é apresentado um estudo de caso com alunos do 7º ano do ensino fundamental da EMEF Maria de Nazaré localizada em Dom Eliseu-Pa. Nesse estudo, uma sequência didática é trabalhada no intuito de dar consistência ao corpus deste trabalho. Algumas questões foram levantadas e a proposta é que se procure aproximar o máximo possível de respostas satisfatórias (ou não) para as mesmas. É possível formar leitores por meio de textos literários? Narrativas infanto-juvenis são atrativas para as crianças? As crônicas de viagem prendem o leitor? A forma como esses textos são apresentados em sala influencia na atenção do aluno? São estas algumas das questões em discussão. A pesquisa está dividida em três capítulos: No primeiro capítulo é apresentado um panorama do que se entende por literatura, leitura e leitura literária, além de se expor o motivo da escolha de narrativa como texto que desperta a fruição pela leitura. A didática de gênero textual é outro ponto abordado; um breve histórico sobre crônica e o trabalho com esse gênero encerram esse capítulo. No segundo capítulo, a sequência didática é apresentada, segundo alguns teóricos, tida hoje como uma das mais modernas formas de trabalho com textos em sala de aula. O letramento literário é outro assunto aqui abordado, como essencial para se procurar entender o sentido da vida. A escolha de narrativas infanto-juvenis como ferramenta para a prática de leitura é nesse capítulo detalhada, especificando-se as crônicas de viagem como uma das mais atrativas formas de leitura para o público-alvo, no caso, alunos de uma faixa-etária entre 10 e 12 anos. E no terceiro e último capítulo são apresentados os resultados obtidos com a aplicação da sequência didática proposta. É levado em consideração, e como fator primordial para o sucesso da formação de leitores, o letramento vernacular desses alunos, teoria sustentada por alguns estudiosos apresentados, e por fim os textos literários escolhidos e trabalhados são colocados em discussão quanto à forma de serem apresentados em sala de aula. Com esta pesquisa espera-se, não alcançar resultados prontos, óbvios, mas estimular a maneira de como se trabalha textos com o objetivo de se formar leitores proficientes e consequentemente cidadãos conscientes de suas atitudes.

Interno - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Presidente - 1549206 - LUIS ANTONIO CONTATORI ROMANO