Banca de QUALIFICAÇÃO: CARMINA BARBOSA SANTIS

DISCENTE: CARMINA BARBOSA SANTIS
DATA: 04/03/2016
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - BLOCO DO ILLA - SALA 10

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA PERSPECTIVA PARA PEDAGOGIA MULTILETRAMENTOS

Ensino da Língua Portuguesa; Multiletramentos; Sequência Didática; Gênero Memórias.

Na sociedade atual percebe-se que a tecnologia digital cada vez se torna mais presente na vida das pessoas. A escola, enquanto instituição promotora do desenvolvimento do conhecimento, da cultura e inclusão dos sujeitos nos contextos sociais a partir de suas demandas, necessita acompanhar tais modificações, o que implica possuir e dominar aparatos tecnológicos com base na eficácia da atuação dos profissionais e organização do espaço escolar que sejam capazes de intervir satisfatoriamente nesse contexto. O estudo em questão visa discutir sobre o ensino da língua portuguesa na perspectiva dos multiletramentos e analisar os processos de ensino e aprendizagem, no que tange à ressignificação das práticas sociais de leitura e escrita na escola básica, especificamente no Ensino Fundamental II. Com base no método qualitativo de investigação e na pesquisa-ação, pensou-se na aplicação de questionários por possibilitarem uma interlocução entre os atores sociais envolvidos na pesquisa e os objetivos do estudo, bem como a elaboração de narrativas pelos mesmos sujeitos, as quais servirão de suporte para refletir sobre a construção do leitor/escrevente, sua história, sua identidade e sua cultura. A partir dos aspectos levantados no primeiro momento da pesquisa, será elaborado um programa de intervenção pedagógica em forma de sequência didática, com base nos teóricos Schnewly e Dolz (2010) e Marcuschi (2004). O embasamento teórico da pesquisa se deu sobre autores como Rojo (2015, 2014, 2012, 2009), Kleiman (2007, 2005, 1995,1989), Soares (1998), Tfouni ( 2010, 2006) entre outros. Espera-se que a proposta propicie trabalhar o gênero memórias, fazendo uso das mídias atuais, visando a interação do aluno com as tecnologias contemporâneas, sobretudo, para que as aulas de língua portuguesa se tornem mais dinâmicas, atraentes e que estreitem a relação professor/aluno. Espera-se ainda que o trabalho com multiletramentos amenize as lacunas proporcionadas pelas abordagens tradicionais e promova inovações pedagógicas no ensino da língua portuguesa, levando-se em consideração a cultura do alunado, priorizando atividades colaborativas e as múltiplas linguagens.

Presidente - 1556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Externo ao Programa - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO