Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIRENE NASCIMENTO CAMPOS

DISCENTE: VALDIRENE NASCIMENTO CAMPOS
DATA: 11/03/2016
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - BLOCO DO ILLA - SALA 11

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS TEXTOS ORAIS E ESCRITOS DE ALUNOS CAMPESINOS – UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Variação Linguística. Sociolinguística. Ensino do Léxico.

ÁREA: Lingüística

Este estudo tem como objetivo pesquisar como atividades pedagógicas desenvolvidas a partir de uma proposta de ensino tendo como base a língua em uso utilizada por falantes do campo, podem provocar mudanças na aprendizagem dos alunos, bem como contribuir na valorização do uso léxico das comunidades camponesas. Oportunizará aos alunos, através de sua prática social, identificar as variantes linguísticas que fazem parte do contexto linguístico dessas comunidades. Assim, contribuirá para levantar as regularidades de elementos linguísticos das comunidades pesquisadas e mostrar que é possível promover atividades que possam valorizar a língua que eles já possuem como também conhecer as demais variantes. O texto em questão apresenta algumas etapas da pesquisa que está se investigando sob a temática “Estudo da variação linguística” que aborda sobre a discriminação do uso da linguagem que ainda persiste em pleno século XXI em todos os ambientes onde ocorrem as práticas da oralidade, da leitura e da escrita. Nesses espaços estão inclusas as escolas onde as práticas observadas acabam reforçando a crença dos próprios falantes dessas variantes acreditarem que a sua forma de falar não é a correta. A problemática da desvalorização da língua materna dos falantes oriundos de comunidades do campo nas aulas de língua portuguesa não é um tema novo que se discute nas formações e nos planejamentos nas escolas, no entanto continua sendo a causadora do insucesso dos alunos perante a aprendizagem da leitura e da escrita durante sua escolarização, negando muitas vezes sua identidade. Nas escolas do campo este problema se agrava ainda mais. A proposta de intervenção que foi iniciada na escola Família Agrícola contribuirá para a implementação de práticas voltadas à leitura e à escrita que fazem parte do contexto linguístico das comunidades desses leitores. Para embasar este estudo abordo alguns autores da área da linguística, e mais especificamente da sociolinguística, que analisam e propõem o que poderia ser feito para minimizar as principais problemáticas do ensino da variação linguística em sala de aula. Para a realização deste estudo, foi desenvolvida uma pesquisa-ação a partir de um projeto de pesquisa, que tem como clientela alunos do 6º e 7º anos da escola Família Agrícola. A proposta é voltada para experiências com o uso de textos orais e escritos, utilizando o gênero entrevista como instrumento de estudo desta proposta sobre a variação linguística, haja vista considerá-la uma importante aliada para a pesquisa do léxico que faz parte da realidade do aluno do campo. É importante salientar que os capítulos sobre a metodologia e da análise dos resultados ainda estão sendo produzidos.

Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Interno - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA