Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA ARAUJO NEGRAO

DISCENTE: ANA CRISTINA ARAUJO NEGRAO
DATA: 11/03/2016
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - BLOCO DO ILLA- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E FONÉTICA

O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL A PARTIR DA REESCRITA DO CONTO NA 4ª ETAPA DE EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Gêneros textuais.Sequência didática. Produção escrita. EJA.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O projeto de pesquisa ora apresentado visa fazer um estudo sobre o uso dos gêneros textuais no ensino de língua materna em uma turma da 4ª etapa da EJA de uma escola municipal e em seguida trabalhar na elaboração de um projeto de ensino que promova atividades que contemplem a produção textual a partir da reescrita do gênero conto. O objetivo principal dessa pesquisa é criar um espaço de investigação e análise sobre o uso dos gêneros textuais no ambiente escolar que possa contribuir com os educandos na apropriação do registro formal da língua materna por meio da composição de um gênero textual. Para o trabalho com a produção textual, fizemos a opção pelo gênero literário, o conto,por perceber a dificuldade da escolar em trabalhar com a literatura de forma significativa, a resistência dos alunos em aderir à leitura de um gênero literário e a dificuldade que os mesmos apresentam na produção escrita. Com o intuito de dar cientificidade a este trabalho, a vertente que seguiremos é dentro da noção bakhitiniana interacional/dialógica da língua como o lugar de interação somado ao interacionismosociodiscursivo de Brocnkart tendo como apoio para o desenvolvimento do projeto de ensino a prática de sequências didáticas de Shenewly, Noverraze Dolz entre outros autores da lingüística e da literatura. A metodologia aplicada foi a pesquisa ação, por estar relacionada a diversas formas de ação coletiva, orientada em função de uma resolução de um problema que afeta campos específicos de atuação. As produções finais dos alunos tendem a fazer parte do blog, criado por eles mesmo no decorrer da implementação do respectivo projeto.

Externo à Instituição - PAULO DA SILVA LIMA
Presidente - 1647466 - SIMONE CRISTINA MENDONCA