Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ANDRE DA COSTA SOUZA

DISCENTE: CARLOS ANDRE DA COSTA SOUZA
DATA: 11/03/2016
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - BLOCO DO ILLA - SALA 10

EDUCAÇÃO, MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, UMA PROPOSTA SOCIOINTERACIONISTA

letramento, gênero, tecnologia, ensino de língua materna.

O objetivo desta pesquisa é apresentar uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública municipal de Marabá. Para tanto, discutimos o paradigma de ensino-aprendizado de língua, pautado na ideia de alfabetização e num currículo linear, a despeito das concepções de letramento que surgem a partir da década de 1980; das novas abordagens de ensino de língua com gêneros textuais (discursivos) e do ensino de língua materna baseado, não mais em frases isoladas, mas em textos. No ensejo, com base em autores como (Rojo, 2013 e Levy, 2010), será analisado o desafio que representado pelos novos aprendizes (nativos digitais), detentores de múltiplas competências trazidas da esfera social e das novas tecnologias de informação e comunicação (TICS). A intervenção pedagógica será realizada em uma sala de aula de 9º ano do ensino fundamental, a fim de observar os resultados de um trabalho com gêneros textuais em sequência didática.

Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Externo ao Programa - 2152839 - NILSA BRITO RIBEIRO