Banca de QUALIFICAÇÃO: MARISA DOS SANTOS COSTA

DISCENTE: MARISA DOS SANTOS COSTA
DATA: 15/03/2016
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - BLOCO DO ILLA- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E FONÉTICA

PRODUÇÃO DE FANFICTIONS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS ATRAVÉS DA ABORDAGEM DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Letramento; Linguística Sistêmico_Funcional; Gêneros Textuais; Fanfiction.

O presente trabalho de pesquisa propõe_se a investigar que contribuições a inserção de fanficctions nas aulas de Língua Portuguesa, fundamentada no enfoque da linguística sistêmico_funcional, trará ao letramento linguístico dos alunos. Para realizar essa investigação, propomos o método da pesquisa_ação. A mesma deverá ser realizada em uma turma de 9° ano de uma escola da rede pública de ensino do município de Jacundá_PA. Outras questões que norteiam essa pesquisa é saber como se estrutura e que funções sociais o gênero textual fanfiction pode desempenhar; que contribuições pode oferecer ao desenvolvimento de práticas de leitura, escrita, produções de texto e análise linguística no ambiente escolar possibilitando o desenvolvimento de práticas nos alunos participantes da pesquisa. A fim de oferecer soluções a esses questionamentos, elaboramos um projeto de intervenção com 10 módulos nos quais serão desenvolvidas atividades de leitura, escrita, produção de textos e análise linguística baseados no Ciclo de Ensino_Aprendizagem da Linguística Sistemico_Funcional. Por meio do desenvolvimento desse projeto de intervenção, ansiamos observar resultados positivos. Consideramos como resultado positivo o envolvimento dos alunos nas atividades propostas, além da superação das dificuldades de escrita apresentadas no início do desenvolvimento do projeto. Propomos_nos ainda a uma autocrítica em relação aos resultados obtidos e exposição das dificuldades encontradas. Além da utilização do método da pesquisa_ação, que corresponde à inclusão da pesquisadora como ator ativo na aplicação da mesma e que, em virtude disso será autoavaliada, utilizaremos os seguintes estudos para nortear a pesquisa articulando os diferentes temas que a perpassam: contemplando a investigação sobre Linguística Sistêmico_Funcional, analisamos as publicações de Halliday (1973) , Halliday (2004[1985]), Fuzer & Cabral (2014), Cunha & Souza (2011), Gouveia (2009); para sustentar a análise de gêneros textuais, Egginssd e Martin (1997), Barros & Rios-Registro (2014), Dionísio, Machado & Bezerra (2010), Nascimento (2014), Bawarshi & Reiff (2013); para direcionar o estudo sobre fanfictions, Barcelos (2013); embasando o estudo sobre letramento, Street (2014), Rojo (2013) Kleiman (1995), e Soares (2011). Por meio dos estudos realizados, somados à aplicação do projeto de intervenção, intencionamos alcançar resultados que comprovem a introdução do gênero fanfiction como eficaz nas atividades de linguagem nas aulas de língua materna e, portanto, coopera para a ampliação do letramento dos alunos do Ensino Fundamental.

Presidente - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA
Externo à Instituição - SARA REGINA SCOTTA CABRAL