Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSE LIMA PINHEIRO

DATA: 15/03/2016
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - BLOCO DO ILLA - SALA 10

DO HUMOR À CRITICIDADE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO CHARGE

gêneros textuais, charge, ensino, sala de aula.

ÁREA: Letras

O ensino da Língua Portuguesa nos últimos anos tem sido pautado no trabalho com gêneros textuais, sejam eles orais ou escritos. Entretanto, é notório que alguns gêneros são privilegiados em detrimento de outros e as razões para que isso ocorra são várias e vão desde a pouca utilidade prática na vida do usuário da língua, neste caso o aluno, até ao fato de o próprio livro didático trazer, preferencialmente, determinados gêneros textuais. Diante disso, a proposta de trabalho aqui apresentada objetiva colocar em evidência o uso do gênero textual charge na sala de aula por entender que a charge é um gênero riquíssimo e que não só pode, mas deve ser mais explorado pelos profissionais do ensino de Língua Portuguesa, uma vez que além da comicidade característica desse gênero, muitos outros aspectos da linguagem podem ser explorados nele e, além disso, é um gênero que agrada à maioria dos alunos.

Presidente - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Interno - 1549206 - LUIS ANTONIO CONTATORI ROMANO