Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO LIVRAMENTO PEREIRA ARAÚJO

DISCENTE: MARIA DO LIVRAMENTO PEREIRA ARAÚJO
DATA: 23/03/2016
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - BLOCO DO ILLA- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E FONÉTICA

TEMA E REMA, À LUZ DA SISTÊMICO-FUNCIONAL, EM ENTREVISTAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MEDIADAS POR PROJETO DIDÁTICO DE GÊNERO

Letramento. Projeto Didático. Gramática Sistêmico-Funcional

Neste trabalho, buscamos conhecer o Projeto Didático de Gênero (PDG), bem como a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), com o intuito de utilizá-los como norteadores de um projeto de intervenção a realizar-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Darcy Ribeiro, na Zona Urbana da cidade de Marabá (rede pública), com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, temos como objetivos: investigar em que medida o trabalho com a LSF e o PDG pode proporcionar a ampliação das compacidades discursivas, em produções escritas dos alunos; elaborar um Projeto Didático de Gênero (PDG), com a definição dos princípios e mecanismos de textualização do gênero entrevista; desenvolver um projeto de intervenção propondo atividades de leitura e escrita a fim de ampliar as capacidades discursivas dos alunos a partir de suas produções escritas; sistematizar os dados da pesquisa de acordo com os conceitos-chave que norteiam este estudo, bem como descrever e analisar os textos que comporão o corpus desta pesquisa. Para isso nos embasamos nos estudos do letramento, a partir das publicações de Tfouni (1988), Kleiman (1995, 2005), Soares (1998). Adotamos uma concepção de linguagem como forma de interação social, de acordo com os estudos de Schneuwly e Dolz (2004); Bronckart (2006). Além disso, a partir dos estudos M. A. K. Halliday (1985; 1994; 2004) em sua Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), traçamos uma abordagem sobre o Tema e o Rema nas produções dos alunos. Também apresentamos o PDG, conforme os estudos de Guimarães e Kersch (2011). Nessa perspectiva, este trabalho se utiliza do método da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) através da qual os dados necessários à análise do objeto de estudo são levantados num processo metodológico que nos permite problematizar, analisar e realizar intervenções em nossas práticas pedagógicas. Assim, esperamos desenvolver a criticidade dos nossos alunos a partir do envolvimento dos mesmos em suas práticas sociais.

Externo à Instituição - LUIZ ROBERTO PEEL
Presidente - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA