Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE SOUSA FONSECA

DISCENTE: MARIA DE SOUSA FONSECA
DATA: 22/03/2016
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - BLOCO DO ILLA - SALA 11

MARCAS DA ENUNCIAÇÃO EM NOTÍCIA DE JORNAL IMPRESSO: UMA PROPOSTA DE LEITURA PARA O ENSINOFUNDAMENTAL

Discurso; Notícia; Enunciação; Leitura

Este trabalho propõe discutir o ensino de leitura no Ensino Fundamental a partir denotícias  veiculadas no jornal  “O Correio do Tocantins, de Marabá ,  sob a perspectiva da enunciação, com o objetivo de desmitificar a suposta neutralidade do discurso nesse gênero textual. Assim, por meio da análise de modalizadores e operadores argumentativos, pretendemos contribuir na formação de leitores proficientes, habilitados a identificar intencionalidade discursiva, ideias explícitas, implícitas e conteúdos pressupostos, bem como o posicionamento do emissor diante dos fatos noticiados. Para tanto,estamos considerando os estudos de Ducrot(1984), para quem a argumentatividade é inerente à própria língua.  Essa visão é corroborada por Koch(1984), que discute os possíveis sentidos do texto através da análise de modalizadores e operadores argumentativos, elementos que apontampara a orientação argumentativa dos enunciados. Também utilizamos como referencial teórico os estudos de Bakhtin (2004) a respeito da Teoria da Enunciação, alémde autores que tratam de gêneros textuais como Marcuschi(2008) e Bazerman(2011). Na análise utilizamos estudos de Alves Filho (2011) e Faria (1989), que propõem a leitura e análises de notícias emsala de aula.  Consta ainda a proposta da análise de notícias do jornal citado, que contemplem questões relativas a aspectos linguísticos e discursivos com propósito de questionar a notícia como verdade absoluta e inquestionável e, dessa forma, faz-se necessário que o próprio leitor construa seu juízo de valor a respeito dos fatos noticiados. Esse projeto será aplicado em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, da escola João Prudêncio de Brito, em Parauapebas, no Pará.

Externo ao Programa - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Presidente - 2190593 - GILSON PENALVA