Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO FRONTIN PIO DOS SANTOS

DISCENTE: PAULO FRONTIN PIO DOS SANTOS
DATA: 11/03/2016
LOCAL: CIDADE UNIVERSITÁRIA - BLOCO DO ILLA- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E FONÉTICA

O LETRAMENTO LITERÁRIO COM FOCO NO GÊNERO POEMA: UM ESTUDO DE CASO COM PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO EM DOM ELISEU-PA.

Prática de Ensino, Letramento Literário, Texto Poético e Leitura.

Esta dissertação investiga, de forma restrita à concepção de ensino, as abordagens e concepções com que o texto literário, principalmente o texto poético, tem sido escolarizado no ensino médio em Dom Eliseu-PA, com vistas a promover o letramento literário do aluno. Para este fim estruturou sua análise em múltiplas dimensões que interferem no processo do letramento literário; o texto literário, o livro didático, o aluno, o professor, a legislação educacional, a escola, o plano de ensino e os circuitos literários, e em cada uma dessas dimensões fez-se um constructo teórico que permitisse, a posteriori, a aplicação de uma proposta de intervenção didática sobre o processo investigado, interligando teoria e prática. O cabedal científico eleito para subsidiar esta análise concebe-se a partir da teoria dos gêneros textuais, dos conceitos de letramento e leitura, da perspectiva que a estética da recepção estabeleceu sobre a literatura e desemboca na implementação da Sequência Didática como ferramenta para materialização exitosa de seus pressupostos.

Interno - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Externo à Instituição - ELISA CRISTINA LOPES