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Banca de DEFESA: IVAN VALE DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVAN VALE DE SOUSA
DATA: 17/11/2016
HORA: 10:00
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 03
TÍTULO:

A ABORDAGEM DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Artigo de opinião. Operadores argumentativos. Sequência didática.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A abordagem dos gêneros textuais deve considerar a realidade do contexto da sala de sala aula e ampliar as possibilidades de construção do conhecimento por parte dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivos: abordar o gênero textual artigo de opinião em uma turma de 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, localizada em Parauapebas, sudeste do Pará; realizar uma Sequência Didática (SD) para o estudo do gênero, produzir o artigo com o público em questão, descrever as etapas da SD, identificar os operadores argumentativos utilizados nas produções discentes; analisar a efetivação dessa ferramenta metodológica a partir do gênero escolhido e, por fim, publicar os textos produzidos pelos discentes no mural didático e no blog da instituição escolar, que segundo este trabalho são entendidos como suporte de gêneros textuais. Para isso, transitaremos entre as seguintes áreas de estudo: alfabetização e letramento (GADOTTI; ROMÃO, 2001; MOLLICA; LEAL, 2009); estudos sobre gêneros textuais (SCNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2004; MARCUSCHI, 2008); estudos sobre argumentação (ABREU, 2000; LEITÃO; DAMIANOVIC, 2011; KOCH, 2011; FIORIN, 2015); estudos de prática de leitura e escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010; MORAIS, 2010; RUIZ, 2013); estudos sobre a questão de suportes de gêneros (MARCUSCHI, 2008; DANTAS; GOMES, 2008; COSTA, 2012), entre outros teóricos que subsidiam a discussão ao longo desta pesquisa. Diante disso, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação tendo por fundamentação as contribuições teóricas de Thiollent (2011), visto que neste tipo de pesquisa, há o envolvimento do proponente na situação investigada demodo a permitir que sejam repensadas aspropostas que subsidiam o presente trabalho. Assim, esperamos que os apontamentos e reflexões evidenciados ao longo desta pesquisa possibilitem repensar tanto o processo interventivo no contexto da sala de aula quanto a aquisição e complementação do conhecimento por parte dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Presidente - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA
Interno - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA
Notícia cadastrada em: 07/10/2016 15:36
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