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Banca de DEFESA: ALINE EVELLYN MACIEL DE OLIVEIRA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE EVELLYN MACIEL DE OLIVEIRA E SILVA
DATA: 23/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 04
TÍTULO:

MEMÓRIAS DO CÁRCERE: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EDUCANDO PARA LIBERTAR


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade; Ensino de Língua Portuguesa; Gênero Memórias.


PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Apesar dos avanços promovidos pela política educacional no Brasil, ainda há um grande percurso a ser traçado em direção à promoção de uma educação pública de qualidade, democrática, integradora e de promoção social. Destarte, se todos são iguais perante a lei, sem distinção de nenhuma natureza; se a educação é um processo de (res)socialização da vida e da cultura, que constrói, mantêm e transforma conhecimentos e valores, a Educação de Jovens e Adultos trata-se de uma modalidade muito mais humanizadora da prática pedagógica. É nesta perspectiva que a Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade se destaca, despertando questionamentos frente à problemática particular de onde está inserida, uma vez que o Brasil não acompanhou as demandas nem mesmo se preparou para atender aos requisitos inerentes à tutela dos presos e às exigências legais estabelecidas. O objetivo do estudo é investigar de que maneira o gênero “memórias” pode contribuir com a promoção de sujeitos privação de liberdade, de modo a inseri-los nas e pelas práticas sociais, intra e extramuros, de modo a atender aos verdadeiros propósitos da educação como um todo (re)significativo. Como proposta de intervenção metodológica optou-se pela sequência didática realizada por meio de módulos, os quais buscarão estimular a vivência do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, pautado na concepção de gênero e na importância da leitura e escrita enquanto práticas que mobilizam dimensões sociais, culturais e psicológicas. O estudo parte de uma pesquisa-ação, com contribuições diversas do Estudo dos Gêneros, Linguística Aplicada, Linguística Textual, Sociolinguística, Pragmática, Análise do Discurso, entre outras. Desse modo, espera-se possibilitar (re)escrituras de um processo de escolarização que enxergue o sujeito e sua identidade e contribuir com a reintegração, a ressocialização, na busca de novas aprendizagens – próprias e comuns àqueles que fazem da experiência de aprender uma experiência de ensinar na mesma medida daqueles que também fazem da experiência de ensinar uma experiência de aprender.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Externo à Instituição - CHRISTINE BARBOSA BETTY
Interno - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Notícia cadastrada em: 07/10/2016 15:58
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