Banca de DEFESA: LUCIANA DE QUEIROZ LIMA

DISCENTE: LUCIANA DE QUEIROZ LIMA
DATA: 17/11/2016
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 04

O GÊNERO RESENHA DE FILME NO ENSINO DE (RE) ESCRITA TEXTUAL: A PESQUISA-AÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Gêneros textuais, produção de texto, sequência didática, reescrita

O presente trabalho procura investigar quais capacidades de linguagem os alunos desenvolveriam ao produzirem o gênero resenha de filme a partir da aplicação de uma sequência didática e, após a análise dos resultados obtidos, elaborar uma proposta de reescrita da sequência que contribuísse para a ampliação dessas capacidades nos alunos. Para isso, optou-se metodologicamente pela pesquisa-ação, pois se entende essa como uma forma de ação planejada que possibilita aos participantes condições de investigar a própria prática de forma crítica e reflexiva, na qual se busca estratégias que visam encontrar soluções para os problemas no contexto de investigação. Assim, nesse tipo de pesquisa, o pesquisador após diagnosticar um problema, formula estratégias para uma ação transformadora da realidade detectada, em seguida, desenvolve e avalia as ações planejadas para posteriormente ampliar e compreender os resultados obtidos, tentando assim encontrar soluções. A pesquisa foi realizada com uma turma de 9º ano do ensino fundamental da escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Francisco Ramos, localizada no centro da cidade de Xinguara-Pa, para a qual foi elaborada e, em seguida, aplicada uma sequência didática, baseada na proposta de Dolz e Schneuwly (2004). Em seguida, a partir da análise dos textos produzidos pelos alunos, nos quais buscamos verificar quais capacidades de linguagem os alunos conseguiram desenvolver. Assim como da análise da sequência didática aplicada, elaborou-se uma reescrita da sequência inicial que, apesar de não aplicada novamente, visa apresentar atividades que poderiam ter contribuido para ampliar as capacidades de linguagem dos alunos através da prática de escrita e rescrita de textos.

Presidente - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA
Interno - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA