Banca de DEFESA: ARIADINA PEREIRA GALVAO

Gênero textuais; História em Quadrinhos; Retextualização

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Estudos teóricos e diretrizes para o ensino de Língua Materna no Brasil (BRASIL, 1997/1998) propõem o ensino na perspectiva de gêneros discursivos. No entanto, embora exista muitas propostas de ensino nessa diretiva, poucas direcionam o ensino de gênero de modo a contemplar a sua funcionalidade como defendem Marcuschi (2008); Dolz e Schneuwly (2004/2014); Bronckart (2012) dentre outros. Diante do exposto, as perguntas de investigação deste estudo são: Como trabalhar com a retextualização dos gêneros textuais no ensino da língua portuguesa, integrando estudos da perspectiva Interacionista Sóciodiscursiva (ISD) de gênero e estudos relativos à Linguística Sistêmico Funcional (LSF)? Quais os avanços e os entraves observados na elaboração e desenvolvimento de uma proposta de ensino de língua materna voltada à retextualização do conto para a história em quadrinhos (HQ) com foco no letramento de alunos de uma escola pública do Ensino Fundamental? Em que medida as atividades propostas de retextualização do conto para HQ contribuem no letramento em uma turma de 8º ano de uma escola, situada na região norte do Brasil, a partir da visão de ensino de gênero discursivo/textual, sob a ótica do ISD e da LSF? A fim de encontrar possíveis soluções para a problemática abordada, o objetivo geral desse trabalho é investigar, a partir da ação-reflexão-ação, os avanços e os entraves no ensino e na aprendizagem da retextualização do gênero conto para o gênero HQ, considerando duas experiências de ensino de leitura, produção textual e análise linguística em língua materna no Ensino Fundamental, orientadas por estudos de gênero do ISD e da LSF. Serviram de fio condutor para esse trabalho os estudos dos seguintes teóricos do ISD: Bronckart (2012); Dolz e Schneuwly (2004); Cristovão (2015), outros e da LSF: Halliday (1994); Vian Jr (2009); Gouveia (2009); Fuzer & Cabral (2010) dentre outros que tratam sobre o letramento e a retextualização. A pesquisa se efetivou por meio da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), tendo em vista que esse método possibilita ao professor investigar a própria prática pedagógica a fim de aprimorá-la. Para produção dos dados foram utilizados técnicas pertinentes a esse método de pesquisa, tais como, o levantamento de um problema de investigação, o diagnóstico do contexto de pesquisa, a produção dos alunos, aplicação e análise de material didático, a sistematização e análise de resultados alcançados.

Presidente - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA
Interno - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA