Banca de DEFESA: ANA CRISTINA ARAUJO NEGRAO

DISCENTE: ANA CRISTINA ARAUJO NEGRAO
DATA: 18/11/2016
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 04

A REESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NA 4ª ETAPA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Gêneros textuais. Sequência didática. Produção escrita. EJA

Este texto apresenta o resultado da pesquisa-ação realizada com os alunos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da EMEF Maria Fernandes de Medeiros Alves, no município de Tucuruí, sudeste do Pará. O estudo teve como objetivo criar um espaço de investigação e de análise sobre o uso dos gêneros textuais no ambiente escolar e em seguida, por meio da elaboração e aplicação da Sequência Didática, orientada por Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004), proporcionar aos alunos a apropriação do registro formal de língua materna, a partir da reescrita de um gênero textual, o conto. Meu interesse pelo tema desse trabalho focando a literatura surgiu ao perceber a dificuldade da escola em trabalhar o respectivo gênero de forma significativa, a resistência dos alunos em aderir à leitura de literatura e a dificuldade que eles apresentam na produção escrita. Com o intuito de dar cientificidade à minha análise, iniciei a pesquisa fazendo um estudo sobre a concepção de gênero a partir da base teórica interacional/dialógica de Bakhtin (2003/2009) e aprofundei a análise da produção de gênero textual escrito, com Bronckart (2012), Cristovão (2015), entre outros teóricos que tratam do ensino da língua materna a partir dos gêneros. Ao trazer o gênero literário conto, para torná-lo objeto de ensino, busquei apoio em Cosson (2007) e Coutinho (2008), que junto aos demais autores presentes neste trabalho, fazem uma discussão sobre a importância da literatura no espaço escolar, por se tratar de um gênero que, além de possuir um caráter humanizador, proporciona também a liberdade ao homem de sua própria ignorância e, assim, forma-o para a vida. O resultado da pesquisa demonstra os caminhos percorridos, os desafios enfrentados e os avanços obtidos a partir dessa experiência da sequência didática com a reescrita do gênero conto pela turma acima mencionada.

Presidente - 1647466 - SIMONE CRISTINA MENDONCA
Interno - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA