Banca de DEFESA: IVAN VALE DE SOUSA

Artigo de opinião. Operadores argumentativos. Sequência didática

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O trabalho pedagógico na abordagem dos gêneros textuais leva em consideração a realidade do contexto de sala de aula, na vertente de ampliar as possibilidades de formular e instrumentalizar o conhecimento aos estudantes. Nesse sentido, os objetivos que direcionam esta pesquisa são: a) investigar os discursos produzidos no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA); b) analisar como as vozes e os saberes dos estudantes da EJA são recepcionados e valorizados pela escola; c) trabalhar o gênero textual artigo de opinião com uma turma de 4ª etapa da modalidade educacional em pauta, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, sediada à cidade de Parauapebas, sudeste do Pará; d) realizar uma Sequência Didática (SD) no estudo do gênero; e) produzir o gênero artigo de opinião com os educandos; f) descrever as etapas da SD e o envolvimento dos estudantes na proposta; g) identificar nas produções discentes a utilização de operadores argumentativos; h) analisar os artigos e a efetivação da proposta metodológica a partir do gênero destacado e, por fim, i) publicar as produções nos suportes mural didático e blog, atribuindo à intervenção o propósito sociocomunicativo. Para isso, transitaremos entre as seguintes áreas de estudo: alfabetização e letramento (GADOTTI; ROMÃO, 2001; MOLLICA; LEAL, 2009), estudos de gêneros textuais (SCHNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2004; MARCUSCHI, 2008), estudos de argumentação (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1999; ABREU, 2000; LEITÃO; DAMIANOVIC, 2011; KOCH, 2011; FIORIN, 2015), estudos de práticas de leitura e escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010; MORAIS, 2010; RUIZ, 2013), estudos procedimentais de sequência didática e modelo didático (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; MACHADO; CRISTOVÃO, 2009), estudo de suportes de gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008; DANTAS; GOMES, 2008; COSTA, 2012), entre outros teóricos que subsidiam a discussão ao longo deste trabalho. Diante disso, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação a partir das contribuições teóricas de Morin (2004) e Thiollent (2011), visto que, neste tipo de pesquisa, há o envolvimento do proponente na situação averiguada de modo a permitir que sejam repensadas as propostas que subsidiam a intervenção didática. De tal modo, esperamos que os apontamentos e as reflexões evidenciados durante esta pesquisa possibilitem repensar o processo interventivo no contexto da sala de aula, a aquisição e a complementação do conhecimento por parte dos estudantes na função de autores de seus discursos.

Presidente - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA
Interno - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA