Banca de DEFESA: MARIA DO LIVRAMENTO PEREIRA ARAÚJO

DISCENTE: MARIA DO LIVRAMENTO PEREIRA ARAÚJO
DATA: 16/11/2016
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 03

PROGRESSÃO TEMÁTICA EM ROTEIROS DE DOCUMENTÁRIOS PRODUZIDOS EM AULAS DE LÍNGUA MATERNA: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Projeto Didático de Gênero. Progressão Temática. Roteiros de Documentário.

O presente trabalho tem por objetivo averiguar a Estrutura e o tipo de Progressão Temática recorrente em roteiros de documentários produzidos por alunos do Ensino Fundamental. Desse modo, nosso foco está na organização de orações, de parágrafos e de textos completos elaborados pelos alunos, considerando a noção de letramento como finalidade de ensino, o gênero como objeto e o texto como unidade de análise nas aulas de Língua Materna. Nestes termos, partimos de estudos da Gramática Sistêmico-Funcional, mais especificamente da Estrutura Temática da Metafunção Textual (HALLIDAY, 1976; FUZER e CABRAL, 2010; OLIONI, 2010); de Projeto de Aprendizagem (FAGUNDES et al., 1998) e de Projetos Didáticos de Gênero (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; GUIMARÃES e KERSCH, 2011; GUIMARÃES, CARNIM e KERSCH, 2015). A pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002; ZOZZOLI, 2006; TOLEDO, 2013), de cunho intervencionista, configura-se como a abordagem metodológica adotada. O corpus da pesquisa é constituído por oito roteiros de documentários produzidos por alunos do 8º ano, matriculados em uma escola pública de Marabá, PA. Os resultados indicam que a Estrutura Temática dos textos dos alunos é organizada, predominantemente, por Temas ideacionais não marcados e que a Progressão Temática com Tema Constante, tanto com Temas explícitos quanto com Temas implícitos é recorrente. Esse tipo de organização textual tende a facilitar a leitura do texto, permitindo que o leitor acompanhe melhor a mensagem. Nesse caso, os alunos dão destaque àquilo que consideram mais relevante e, constantemente, deixam em evidência suas expectativas em relação ao resultado da atividade que estão produzindo. Considerando as reflexões sobre estudos sistêmicos, especialmente, sobre noções relativas à Estrutura Temática e à Progressão Temática, bem como aos resultados obtidos nesta pesquisa, endossa-se a importância deste estudo para a compreensão do sentido de textos produzidos pelos alunos e para a elaboração/desenvolvimento de propostas de ensino mais conscientes, permitindo que o professor oriente seus alunos na produção de textos coesos e com adequada Progressão Textual em aulas de Língua Portuguesa. Para finalizar, pode-se mencionar que o estudo realizado e a experiência implementada permitiram melhorar o fazer pedagógico e realizar possíveis transformações no letramento dos alunos.

Presidente - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA
Interno - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA