Banca de DEFESA: JESSE LIMA PINHEIRO

DISCENTE: JESSE LIMA PINHEIRO
DATA: 16/11/2016
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 03

Do humor à criticidade: uma proposta de trabalho com o gênero charge.

Gêneros textuais. Charge. Ensino. Sala de aula.

ÁREA: Letras

O ensino da Língua Portuguesa nos últimos anos tem sido pautado no trabalho com gêneros textuais, sejam eles orais ou escritos. Entretanto, é notório que alguns gêneros são privilegiados em detrimento de outros e as razões para que isso ocorra são várias e vão desde a pouca utilidade prática na vida do usuário da língua, neste caso o aluno, até ao fato de o próprio livro didático trazer, preferencialmente, determinados gêneros textuais. Diante disso, a proposta de trabalho aqui apresentada objetiva colocar em evidência o uso do gênero textual charge na sala de aula por entender que tal gênero é bastante rico no que diz respeito ao ensino de língua materna e que não só pode, mas deve ser mais explorado pelos profissionais do ensino de Língua Portuguesa, uma vez que além da sua comicidade característica, a charge possui outros aspectos que fazem com que ela agrade à maioria dos alunos. Assim, pautado em pesquisa-ação com suporte metodológico embasado na aplicação de uma sequência didática para alunos do 8º. ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Dom Eliseu, PA, este estudo contou com um quadro teórico formado por autores tais como Thiollent (2005), Schneuwly & Dolz (2010), Santos (2013), Minois (2003), Flôres (2002), dentre outros. Uma das metas da pesquisa é, a partir do gênero charge, propor aos professores que trabalham com o ensino de Língua Portuguesa práticas que possam aprimorar o trabalho com o referido gênero, que levem em consideração os diversos aspectos presentes nas charges, como o humor, as ideologias, os valores sociais, os aspectos históricos, e possibilitem o desenvolvimento de leitores mais críticos e participativos, que saibam se posicionar de modo eficiente nas mais diversas situações de comunicação a que forem submetidos.

Presidente - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Interno - 1549206 - LUIS ANTONIO CONTATORI ROMANO