Banca de DEFESA: VALDIRENE NASCIMENTO CAMPOS

DISCENTE: VALDIRENE NASCIMENTO CAMPOS
DATA: 16/11/2016
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 04

Variação linguística nos textos orais e escritos de alunos campesinos – uma proposta de intervenção

Variação Linguística. Sociolinguística. Léxico.

ÁREA: Lingüística

A sociedade passa por rápidas transformações em quase todos os aspectos sejam sociais, culturais, econômicos, políticos, religiosos etc.  No entanto, há uma certa disparidade com relação ao aspecto educacional. A educação não consegue avançar na mesma proporção que os demais aspectos mencionados. Essa questão é notória dentro das escolas onde as aulas de língua portuguesa ainda são marcadas por preconceitos e exclusões. Em sala de aula, alunos são orientados a acreditarem que existe apenas uma forma de falar correto. Diante dessa problemática, decidimos abordar essa questão em uma escola localizada na zona rural de Marabá por acreditar que lá, nas comunidades campesinas, essa situação é ainda mais crítica. Dessa forma, o principal objetivo desse estudo foi averiguar como atividades pedagógicas desenvolvidas a partir de uma proposta de ensino, tendo como base a língua em uso de falantes do campo, pudessem contribuir de modo a provocar mudanças na compreensão que os alunos têm sobre língua, bem como valorizar o uso do léxico das comunidades camponesas. Assim , esse estudo vem apresentar o resultado de uma pesquisa semântico-lexical realizada com os alunos do 6º e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Família Agrícola Jean Hebbete.  Para embasar este estudo prático, abordo alguns autores da área da linguística, e mais especificamente da sociolinguística e da geolingüística, que analisam e orientam sobre o tratamento do ensino da variação linguística. A variedade lexical diatópica foi o objeto de análise desta pesquisa, pois possibilitou analisar a ocorrência de termos mais usados nas comunidades rurais do município de Marabá e outros municípios circunvizinhos, onde os alunos residem. Para a consolidação da pesquisa foi colocada em prática uma proposta de intervenção que contribuiu para a concretização de práticas voltadas ao contexto linguístico das comunidades desses leitores.  Com base nos referenciais teóricos foi realizada uma proposta de intervenção através de um pesquisa-ação que teve como clientela alunos do 6º e 7º anos da escola Família Agrícola. A escolha dessa instituição de ensino Escola Família Agrícola (EFA) foi devido ter alunos oriundos de diversas comunidades campesinas e assim, possibilitou uma investigação além dos muros da escola. Na pesquisa de campo, utilizamos como coleta de dados a aplicação de uma amostra do questionário semântico-lexical (QSL) do Atlas Linguístico do Brasil: questionário 2001 (ALIB). Os resultados da pesquisa foram apresentados em um glossário com os termos mais recorrentes da variação lexical das comunidades investigadas. Este estudo foi importante no sentido de oportunizar aos alunos a identificar e valorizar as variantes da língua portuguesa, bem como as variantes lexicais que fazem parte do contexto linguístico das comunidades onde eles estão inseridos.

Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Interno - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO