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Banca de DEFESA: CARMINA BARBOSA SANTIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARMINA BARBOSA SANTIS
DATA: 25/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 04
TÍTULO:

Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental II: uma proposta de multiletramentos


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da Língua Portuguesa; Multiletramentos; Sequência Didática; Gênero Memórias.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A tecnologia digital se torna cada vez mais presente na vida das pessoas. A escola, enquanto instituição promotora do desenvolvimento do conhecimento, da cultura e das relações nos contextos sociais, necessita possuir e dominar aparatos tecnológicos que, com base na atuação dos profissionais e organização do espaço escolar possa intervir satisfatoriamente nesse contexto. O estudo em questão busca analisar os processos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa na perspectiva dos multiletramentos e a ressignificação das práticas sociais de leitura e escrita no contexto das tecnologias digitais utilizadas na escola básica, especificamente no Ensino Fundamental II. Com base no método qualitativo de investigação e na pesquisa-ação, utilizou-se a aplicação de questionários por possibilitarem uma interlocução entre os atores sociais envolvidos na pesquisa e os objetivos do estudo, bem como a análise de memórias produzidas pelos mesmos sujeitos, a qual proporcionou uma reflexão sobre suas construções enquanto leitores/escreventes, sua visão sobre a história da escola que frequentam e sua percepção sobre o mundo social e cultural neles inseridos. A partir dos aspectos levantados no primeiro momento da pesquisa, elaborou-se um programa de intervenção pedagógica em forma de sequência didática, com base nos teóricos Schnewly e Dolz (2010) e Marcuschi (2004). O embasamento teórico do estudo se deu sobre autores como Rojo (2015, 2014, 2012, 2009), Kleiman (2007, 2005, 1995,1989), Soares (1998), Tfouni (2010, 2006) entre outros que auxiliaram nas discussões sobre a proposta de multiletramentos, defendidas neste trabalho, no intuito de que o mesmo propicie a utilização do gênero memórias no ensino da língua portuguesa, como desencadeador de novas aprendizagens e sua interlocução com as mídias digitais, especialmente as mais utilizadas pelos educandos, para que o ensino de língua portuguesa se torne mais dinâmico, atraente, que estreitem a relação professor/aluno e seja mais eficaz. O estudo demonstrou que a perspectiva dos multiletramentos amplia a visão e atuação docente considerando as inovações pedagógicas no ensino da língua portuguesa, levando-se em consideração a cultura do alunado, atividades colaborativas e as múltiplas linguagens


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Interno - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA
Externo ao Programa - 1805611 - RONALDO BARROS RIPARDO
Notícia cadastrada em: 09/11/2016 17:31
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