Banca de DEFESA: MARIA EDNA DE BRITO SANTOS

DISCENTE: MARIA EDNA DE BRITO SANTOS
DATA: 16/11/2016
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 04

MASHUPS LITERÁRIOS NA ESCOLA: A LITERATURA DE MASSA COMO PROVOCAÇÃO À LITERATURA CANÔNICA?

Letramento Literário. Literatura Canônica. Literatura de massa. Mashup.

No mundo informatizado no qual estamos imersos, a escola ganhou novas ferramentas tecnológicas que podem ajudar nas práticas de ensino-aprendizagem. Diante desse cenário, novos gêneros textuais emergiram; dentre estes, o gênero mashup, mais conhecido popularmente no campo da música, mas que também vem ganhando seu espaço rapidamente nos últimos anos no campo literário. Originalmente, o mashup caracterizava-se pela mistura feita pelos DJ’s de duas ou mais músicas, processo através do qual “novas” músicas nascem. De gênero digital a gênero literário, muitos escritores decidiram mesclar obras clássicas literárias com acontecimentos sobrenaturais, criando assim, uma “nova” obra com linguagem de fácil acesso e temas que atraem o jovem leitor. Nessa perspectiva, com o objetivo de analisarmos como os mashups podem contribuir para a aproximação dos alunos em relação à leitura, principalmente com a literatura canônica, e até que ponto eles podem contribuir como estímulo à leitura por fruição, na promoção dos clássicos e na produção de textos foi que surgiu o interesse desta pesquisa. A partir das ideias de Todorov (2010) sobre literatura, de alguns conceitos de literatura de massa propostos por Caldas (1987) e Kothe (2007), bem como as considerações feitas por Bloom (2001; 2010) e Calvino (1993) sobre literatura canônica, analisamos os principais embates entre literatura de massa e literatura culta e quais os seus desdobramentos. Observamos ainda como é tratada a leitura, especificamente a leitura literária, no âmbito escolar e a maneira como está ocorrendo o letramento literário dos alunos, utilizando as principais ideias de Cosson (2014a; 2014b), Colomer (2003), Zappone e Yamakawa (2013) e Zilberman (1989). A metodologia do trabalho, pautada em pesquisa-ação, prevê aplicação de uma sequência didática e questionário a um total de 75 alunos do 9º ano de uma escola pública municipal do município de Marabá-PA. A sequência básica de leitura proposta envolveu motivação, introdução, leitura e interpretação, utilizando os mashups como forma de motivação fornecendo, assim, materiais necessários para produções de textos críticos e reflexivos.

Presidente - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Interno - 1647466 - SIMONE CRISTINA MENDONCA