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Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO SILVA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO SILVA E SILVA
DATA: 15/03/2017
HORA: 18:00
LOCAL: ILLA
TÍTULO:

AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DA MEMÓRIA DA COMUNIDADE BARRACORDENSE E A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQs)


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Escrita. História em Quadrinhos. Memória.


PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Com o olhar sobre a leitura e a escrita dos alunos da 8ª série, turno vespertino, da escola municipal Unidade Integrada Wolney Milhomem, localizada na cidade de Barra do Corda, Estado do Maranhão, esta pesquisa, realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2016, intentou investigar as contribuições que a utilização do gênero HQs pode dar à promoção das práticas de leitura e escrita que propiciem o debate e reflexão do aluno-leitor sobre temas importantes para a consolidação da história local de Barra do Corda, além de procurar estimular a prática da leitura; estreitar as relações entre a família e a escola; explorar os elementos constitutivos do gênero HQs; ampliar os conhecimentos sobre o gênero HQs e da língua dita padrão; conhecer o contexto histórico, principalmente aquele, baseado na memória da comunidade local sobre o massacre de Alto Alegre e da chegada de Melo Uchoa, como “herói”, na cidade de Barra do Corda; avaliar os avanços das produções textuais dos alunos; e, por último, produzir textos utilizando o gênero de HQs, a partir da memória da comunidade local e interlocuções do sujeito-leitor. Para tanto, foi feita uma pesquisa do tipo pesquisa-ação, na perspectiva de Thiollent (2011), e adotado o recurso metodológico de Sequência Didática (SD), partindo das concepções de linguagem como interação, de letramentos enquanto práticas sociais, de leitura como processo construtivo e de leitor como sujeito ativo, baseadas nos estudos de Bakhtin (2006; 2011), Geraldi (1997), Antunes (2009), Street (2007), Marcushi (2008, 2010), Kleiman (2000) e Koch (2006). Os resultados apresentados, ainda que parciais, já que não foi possível analisar e apresentar todos eles, dão-nos segurança para concluir que o gênero HQs foi decisivo para a promoção das práticas de leitura e escrita, na medida em que os alunos sentiram-se mais atraídos pela leitura, e esse gênero foi “a porta de entrada”; além de verificarmos que houve uma ampliação dos conhecimentos sobre o gênero e sobre a língua padrão; que conseguiram se posicionar refletidamente frente aos momentos da história local de Barra do Corda (massacre de Alto Alegre e fundação do município) e que produziram duas revistas acerca desses momentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Externo à Instituição - PAULO DA SILVA LIMA
Notícia cadastrada em: 09/03/2017 11:19
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