Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA DAMARES AMARAL CANGUSSÚ

DATA: 15/03/2017
LOCAL: ILLA

O CONTO HIPERMIDIÁTICO COMO REDEFINIÇÃO DAS PRÁTICAS DE ESCRITA

Língua Portuguesa. Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia Gênero. Gênero conto. Multiletramentos.

Muitos são os estudos desenvolvidos para o ensino de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa (Interacionismo Sociodiscursivo; Retórica; Nova retórica; dentre outras). Orientada pela noção teórica de gênero discursivo a partir dos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico Funcional, esta pesquisa possibilita desenvolver práticas discursivas em que a língua seja contemplada como prática social, com o propósito de formar indivíduos que exerçam seu papel de cidadão, para atuar de forma crítica e produtiva, em busca de transformar a sociedade em que está inserido de maneira contínua, seja por meios orais, escritos ou multimodais, reconhecendo o dinamismo da linguagem e que a mesma atende sua necessidade social. (HALLIDAY & HASAN, 1989), (MARTIN & ROSE, 2007), (MUNIZ DA SILVA, 2014), (PEREIRA, 2014). Para tanto, busca responder, quais as contribuições de uma intervenção pedagógica, com foco na produção textual, orientada pela abordagem do Ciclo de Ensino e Aprendizagem da Pedagogia de Gênero (CEAPG), em termos de constituição de alunos cidadãos, autores e autônomos. A fim, de encontrar prováveis respostas, este trabalho tem como objetivo geral investigar, a partir de uma intervenção pedagógica realizada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Rondon do Pará, em que medida as atividades didáticas, aplicadas na perspectiva do CEAGP, contribuem para a formação de alunos autores/cidadãos e autônomos no processo de produção textual. Por ser uma pesquisa-ação, julga que as atividades propostas do CEAPG podem contribuir para alcançar o objetivo geral, se forem usadas de modo harmonioso, propiciando a compreensão dos gêneros propostos para o estudo, com um ensino estável de leitura, de escrita, formando alunos autônomos e autores, que no decorrer de suas vidas serão hábeis a progredir com esse conhecimento, atuando como cidadãos participativos.

Externo à Instituição - BRUNO GOMES PEREIRA
Externo à Instituição - SUSANA CRISTINA DOS REIS