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Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO DE JESUS CORREA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÉRGIO DE JESUS CORREA RIBEIRO
DATA: 15/03/2017
HORA: 10:00
LOCAL: ILLA
TÍTULO:

A produção escrita no ensino fundamental: uma prática sob a perspectiva do gênero textual resenha crítica nas aulas de língua materna (LM)


PALAVRAS-CHAVES:

Gêneros textuais. Produção de texto. Ensino Fundamental. Resenha Crítica


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O presente exame de qualificação apresenta uma proposta de sequência didática conforme os pressupostos teóricos de Dolz e Shneuwly (2004), para o ensino de resenha crítica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental. Espera-se, colocar a escrita como sendo uma condição essencial na formação desses indivíduos, haja vista, que os mesmos estão concluindo essa etapa de seu processo educativo, por conseguinte, irão adentrar o ensino médio. Nesse casso, necessitam das habilidades básicas para a produção de seus textos durante toda a sua vivência no mundo acadêmico e social. Nesse sentido, adota-se como pressuposto básico, a ideia de que pela interação social mediada pela linguagem escrita, pode-se transformar o contexto em que se vive. Diante disso, surge o seguinte questionamento para discussão: como trabalhar a produção de texto na perspectiva dos gêneros discursivo/textuais, tendo como modelo didático a resenha crítica? Dessa forma, para a realização do trabalho, buscamos como referencial teórico da produção de textos com gêneros textuais, especialmente os autores: Antunes (2003, 2005, 2006); Bazerman (2005) Bakhtin (1989); Bentes (2006); Cagliari (2007); Costa Val (2006); Geraldi (1984, 1997, 2006); Kato (1993); Kleiman (1995), Koch (2002); Marcuschi (2008); PCN (1998); Scheuwly e Dolz (2004), e Travaglia (2003). Assim, partimos do princípio de que toda produção textual precisa ter uma motivação inicial para que o aluno tenha interesse na atividade de escrita proposta pelo professor. Desse modo, ao colocarmos o gênero de texto resenha crítica como modelo didático de ensino e aprendizagem de Língua Materna para uma turma do 9º ano escolar (gênero veiculado nos mais diversos setores sociais), os alunos são envolvidos em um concreto exercício social, ao considerar que os gêneros de textos abrangem a situação da ação da linguagem, na mobilização da ação (agir individual) e atividades (dimensão social da língua – individual ou coletiva). Após selecionar o texto como objeto de ensino, mais especificamente o gênero textual Resenha Crítica como modelo didático, com seu caráter funcional e sociointeracionista, entendemos ser o exercício de diversificadas estratégias de leitura e de produção textual um procedimento metodológico pertinente para atingir o objetivo de nosso ensino de língua: promover e desenvolver o potencial comunicativo do aluno, via processo de interação verbal. Esta prática didática e pedagógica visa a criar situações autênticas em que o aluno possa conhecer, desenvolver e aperfeiçoar sua capacidade de interagir, através da fala e da escrita, no meio em que vive. A capacidade de se expressar - falando e escrevendo - precisa ser algo concreto que o faça viver melhor em sociedade e não um empecilho que o exclua do meio em que vive, fazendo-o sentir-se um incompetente no uso de sua língua materna. Isso implica que se leia, fale e escreva nas aulas de língua, sendo o texto/gênero textual um elemento essencial a essa prática didático-pedagógica. Portanto, no primeiro capítulo abordamos os gêneros como práticas sociais. No segundo, os gêneros textuais como objeto de ensino (PCN) e por fim, o projeto de intervenção utilizado para a execução deste trabalho de pesquisa


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Presidente - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA
Interno - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA
Notícia cadastrada em: 09/03/2017 15:45
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