Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA MARIA DIAS USZYNSKI

DISCENTE: LEILA MARIA DIAS USZYNSKI
DATA: 15/03/2017
LOCAL: ILLA

A POÉTICA DA COMPLEXIDADE: MIA COUTO, MANOEL DE BARROS E O LETRAMENTO LITERÁRIO NUMA  TURMA DO 8º ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARABÁ

Letramento Literário; Ensino de literatura; Poética da complexidade; Mia Couto; Manoel de Barros.

A presente dissertação pretende investigar o tema da complexidade literária no âmbito escolar levando em consideração a formação do leitor e as implicações decorridas no processo de ensino-aprendizagem de leitura na escola. De modo geral, textos diversos da área de Leitura e Ensino de Literatura indicam a existência de certa dificuldade dos educadores em formar cidadãos capazes de dominar habilidades de leitura e escrita nas diferentes situações sociocomunicativas. O que temos observado, nesse sentido, são práticas que mais deformam do que formam leitores e que, por fim, mostram-se ineficazes em seu intuito primordial. O que se propõe aqui é uma experiência com alunos do oitavo ano de uma escola pública municipal de Marabá (PA), através da qual textos literariamente complexos e pouco estudados/utilizados no âmbito do Ensino Fundamental serão oferecidos aos jovens leitores. Para tanto, foram eleitos dois autores: o escritor moçambicano Mia Couto (prosa) e o escritor brasileiro Manoel de Barros (poesia). A partir desta pesquisa espera-se incentivar uma mudança de concepção no ensino de leitura no Ensino Fundamental que faça a escola perceber que vem optando, erroneamente, por uma aposta tão somente alegórica quanto ao ensino de literatura, esquecendo-se de explorar a perspectiva simbólica (não-alegórica) dos textos. Pautado em pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, utilizamos neste estudo teóricos que lidam com o tema do letramento literário bem como da teoria da literatura; a proposta de intervenção em sala de aula prevê uma série de atividades de leitura, discussão, aplicação de questionários aos estudantes e também a professores da área que atuam no município. O quadro teórico fundamental é composto por autores como Cosson (2014), Jauss (1987; 2014), Silva (2002), Freire (2003), Foucambert (1994), Bourdieu e Passeron (2011), dentre outros renomados autores que, em linhas gerais, apresentam reflexões sobre o lugar da Literatura e sua função social lidando com o conceito de leitura que fundamenta a proposta de formação do leitor a partir do letramento literário. Ainda sobre leitura discorremos sobre as estratégias de leitura na formação do leitor proficiente baseados nas contribuições de Solé (1998) e Bordini e Aguiar (2011). Espera-se que, através deste estudo, o trabalho com o texto literário complexo em sala de aula tome um outro nível de importância quando o aluno aprender a fruir a experiência da leitura para fora da logicidade ou da racionalidade impostas ao leitor tradicional focado na unilateralidade da alegoria.

Presidente - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Externo ao Programa - 1449289 - LILIANE BATISTA BARROS