Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANE CARLA SILVA BRITO

DATA: 15/03/2017
LOCAL: ILLA

ORTOGRAFIA, VARIAÇÃO E ENSINO

Oralidade e escrita. Variação linguística. Letramento e inclusão social. Ensino de ortografia.

ÁREA: Lingüística

Este trabalho tem por objetivo investigar os problemas ortográficos decorrentes da oralidade, em textos escritos de alunos do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Parauapebas no estado do Pará. E a partir da análise dos dados coletados, apresentar uma proposta de intervenção que vise facilitar a apropriação do sistema ortográfico. Com isso contribuir de forma significativa para a elevação dos graus de letramentos e consequentemente diminuição dos níveis de exclusão social. A hipótese de que que o contexto sóciocultural em que se insere pode ser um elemento que interfere em suas produções escritas no contexto escolar é o que queremos pôr em discussão. Nesse contexto relacionar letramentos e aquisição do sistema ortográfico vigente como forma de inclusão social. Para atingirmos esse objetivo usaremos os conceitos de letramentos nas perspectivas de Estreet (1994), Soares (1999) e  Kleimam (1995). A abordagem de Mollica (2007) sobre graus de letramento e exclusão social. As teorias de Marchuschi (2001) sobre a ideia do continuum fala-escrita no processo de aquisição da língua escrita; do preconceito linguístico em que Bagno (1999) mostra a relação entre variação linguística e dialetos; Fávero, Kato, Koch (1993).E Morais sobre o ensino de ortografia.

Interno - 1556176 - ANA CLEDINA RODRIGUES GOMES
Presidente - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES