Banca de QUALIFICAÇÃO: RÚBIA MARIA FERREIRA FERREIRA

DISCENTE: RÚBIA MARIA FERREIRA FERREIRA
DATA: 15/03/2017
LOCAL: ILLA

O GÊNERO TEXTUAL CONTO EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: uma proposta para o desenvolvimento das capacidades de linguagem

Gênero conto. Sequência didática. Leitura. Escrita.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Neste trabalho, apresentamos uma proposta de intervenção didática, tendo como objeto de ensino o gênero textual narrativo literário conto. Adotamos a concepção de linguagem sociointeracionista, nesse sentido compreendemos que o ensino de língua portuguesa deve manter uma ligação constante com as práticas sociais em que os alunos estão inseridos. Assim, buscamos verificar as potencialidades desse gênero ao ensino de língua portuguesa quanto à ampliação das capacidades de linguagem e à formação de leitores e escritores proficientes. Para tanto privilegiamos o construto teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e do modelo de arquitetura textual proposto por Bronckart (1999), assim como a sequência didática (SD), conforme os pesquisadores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Para dar melhor suporte a este trabalho, também serão relevantes os aportes teóricos de Bakhtin (2006; 1997) e Marcuschi (2010; 2008) que entendem os gêneros textuais como ação social; Köche, Boff e Marinello (2015; 2014), Barros e Rios-Registro (2014), Gonçalves e Bazarim (2013) e Nascimento (2009) que tratam das práticas didáticas dos gêneros textuais e de sua articulação com as práticas de letramento. Utilizaremos o método da pesquisa-ação, tendo em vista que essa estratégia metodológica nos possibilita investigar e aprimorar nossa prática. O público-alvo desta pesquisa são alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola pública municipal “Unidade Escolar Básica Conjunto Paranã”, localizada em Paço do Lumiar-MA. Dessa forma, esperamos que os alunos desenvolvam, além de suas capacidades de linguagem, um posicionamento crítico a partir de seu envolvimento em práticas sociais de leitura e escrita.

Externo à Instituição - MARIANA APARECIDA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Presidente - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA