Banca de QUALIFICAÇÃO: AVERLANDIO CABRAL DA CRUZ

DISCENTE: AVERLANDIO CABRAL DA CRUZ
DATA: 15/03/2017
LOCAL: ILLA

Ensino, leitura e produção escrita numa perspectiva crítico-argumentativa em sala de aula: um estudo de caso.

Leitura – Escrita – Letramento - gêneros textuais

ÁREA: Lingüística

A presente dissertação objetiva apresentar as considerações sobre a intervenção desenvolvida na turma do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Florentina de Medeiros, situada no município de São Domingos do Araguaia/PA, a cerca das leituras e discussões sobre educação, letramento e linguagem. A dissertação apresenta as considerações sobre a discussão ensino, leitura e produção escrita numa perspectiva crítico-argumentativa em sala de aula a partir do suporte Boletim de Ocorrência Policial (Relatos de Violência Doméstica). Neste trabalho estamos considerando a concepção de leitura crítica e de que ler é ler o mundo e nele interagir, a tese visa possibilitar uma discussão sobre estratégias de leitura crítica e produção textual com alunos a partir de uma realidade social na qual eles estão inseridos. Partindo da premissa de que o letramento perpassa necessariamente pela leitura compreensão da realidade e sua expressão e que sobre esses fatores pesam a compreensão de diferentes gêneros de textos, discute-se no projeto a análise e a apropriação da linguagem como forma de contextualização e compreensão do mundo. A presente dissertação tem como marco de orientação teórica os trabalhos desenvolvidos principalmente por Antunes (2010, 2014), Koch (2000, 2011, 2015, 2016), Fiorin (2016), Geraldi (2012) Maingueneau (2015), Marcuschi (2008), Travaglia (2009), Soares (2014) e Wachowicz (2012). Assim sendo, será discutida, no trabalho, a análise de relatos contidos em Boletins de Ocorrência Policial que tratam de violência doméstica, voltados para uma refacção de textos a partir das compreensões dos alunos, frutos das discussões sobre a temática desenvolvida em sala de aula, através dos diferentes gêneros textuais em que a temática da violência doméstica é abordada. Elenca-se a hipótese de que a utilização de gêneros textuais diferentes permite propiciar ao aluno a participação na construção de sentido do texto. Além disso, quando possibilitamos o conhecimento sobre as diferentes formas de realização dos gêneros textuais, permite ao aluno escolher diferentes estratégias de produção textual, tais como a escolha de vocabulário e gênero adequado à intenção comunicativa, de acordo com a intencionalidade pré-constituída. Metodologicamente a pesquisa se situa numa perspectiva de pesquisa-ação, de cunho qualitativo, em consonância como os objetivos definidos no curso de Mestrado Profissional em Letras, ao qual nos vinculamos, que, de certo modo, propõe uma investigação reflexiva sobre nossas práticas docentes. Por fim, temos em perspectiva que a realização da intervenção em sala de aula permita proporcionar aos estudantes a conscientização sobre as estratégias linguísticas e textuais em situações de produção diversas, contribuindo, assim, para o aprimoramento do desenvolvimento das práticas de leitura e escrita.

Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES