Banca de QUALIFICAÇÃO: VICENCIA DE SOUZA RODRIGUES

DISCENTE: VICENCIA DE SOUZA RODRIGUES
DATA: 14/03/2017
LOCAL: ILLA

GÊNERO DISCURSIVO E JOGOS DIGITAIS: FERRAMENTAS PARA ENSINAR E APRENDER LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA PÚBLICA

Jogos digitais; letramento; sociolinguística; gênero discursivo

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A grande evolução tecnológica demanda a reestruturação de práticas de ensino na escola pública e implica a necessidade de estudos que espelham os resultados em termos de aprendizagem dos alunos em experiências vivenciadas. Assim, em que medida é possível constatar a aprendizagem de alunos do 9º ano em aulas de Língua Materna, a partir de estudos teóricos e metodológicos do campo de gêneros discursivos e ensino de gêneros, de jogos digitais e da Sociolinguística?

McGonigal (2012), pesquisadora na área de games, e Prado (2015) afirmam que os jogos digitais ao mesmo tempo em que ensinam, envolvem e unem os usuários e essa interatividade é essencial para atender as necessidades educacionais da sociedade contemporânea.

Segundo Reis e Bilião (2014), inserir jogos na educação não é unicamente expor o jogo ao aluno, mas criar estratégias sobre o uso adequado para promover a melhoria do ensino.

A Sociolinguística veio questionar o “mito da língua única” (Bagno, 2011) e valorizar as formas do português não padrão utilizadas por pessoas de classes sociais desprestigiadas, marginalizadas, oprimidas pela terrível injustiça social (idem). Os estudos sociolinguísticos vieram para mostrar que as línguas mudam e variam sim. Mudam e variam de acordo com o tempo, o espaço, além da situação social do falante.

Sobre a proposta de letramento, apenas recentemente, por volta da década de 1980, é que o termo “letramento” surgiu no nosso vocabulário, através das pesquisas de Mary Kato, que usou o termo pela primeira vez, em seu livro No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística (1986).

É interessante ensinar Língua Materna a partir de gêneros, já que os gêneros textuais são todos os textos que circulam na sociedade. Marcuschi (2010) define os gêneros textuais e os associa às atividades comunicativas humanas:

Considerando-se a necessidade de inovar na educação e o interesse dos jovens, a chamada geração y, pelos aparelhos tecnológicos e as facilidades advindas do uso desses equipamentos, a aprendizagem através de jogos se torna mais atraente uma vez que se pode unir a necessidade do aprendizado da leitura, escrita e produção textual à interatividade proporcionada pela prática dos jogos digitais.

Assim, esse projeto de pesquisa-ação será implementado em turmas de 9º ano na escola João Prudêncio de Brito, na cidade de Parauapebas – Pa e a ideia visa a uma sequência didática de trabalho com o gênero notícia, conforme as sugestões do grupo de Genebra, através das quais os pesquisadores salientam que um trabalho bem elaborado e bem direcionado resulta numa progressão da escrita e elaboração de textos orais por parte dos alunos (Barro e Rios-Registro, 2014).

Será aplicada uma proposta interativa de ensino de letramento e letramento digital no 9º ano envolvendo o gênero notícia e um jogo sobre o ensino-aprendizagem de línguas em aulas de Língua Materna, no intuito de sistematizar os resultados/avanços da aprendizagem dos alunos, considerando a associação entre estudos de gêneros discursivos, sociolinguísticos e jogos digitais

Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES
Externo à Instituição - SUSANA CRISTINA DOS REIS