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Banca de DEFESA: MARISA DOS SANTOS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARISA DOS SANTOS COSTA
DATA: 18/07/2017
HORA: 09:30
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 01
TÍTULO:

A PRODUÇÃO DE FANFICTIONS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O CIRCUITO CURRICULAR MEDIADO POR GÊNERO


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento; Linguística Sistêmico-Funcional; Gêneros Textuais; Material Didático; Fanfiction


PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

O presente trabalho de pesquisa propõe-se a investigar as contribuições, em termos de letramento, da inserção de fanfictions associada à abordagem do Circuito Curricular Mediado por Gênero (CCMG) nas aulas de Língua Portuguesa sob a ótica da LSF. Para realizar essa investigação, propomos o método da pesquisa-ação que foi realizada em uma turma de 9º ano de uma escola da rede pública de ensino do município de Jacundá-PA. As questões que norteiam esta pesquisa foram: saber quais são as práticas sociais que envolvem a leitura e a produção de fanfictions; as funções e aspectos formais que esse gênero textual possui; como a produção de fanfictions poderia ser inserida no contexto escolar; que metodologia usar para elaborar material didático elegendo o texto como unidade de ensino; que contribuições o CCMG oferece para o desenvolvimento de atividades didáticas na realidade das escolas públicas brasileiras; como a metodologia de ensino baseada no CCMG pode impactar a produção textual dos alunos. Para responder a esses questionamentos, estudamos os pressupostos teóricos e metodológicos dos estudos sistêmico-funcionais de gênero. Através das pesquisas bibliográficas, elaboramos uma Unidade Didática baseada no Circuito Curricular Mediado por Gênero que foi desenvolvida em 34 horas-aulas. O desenvolvimento desse projeto de intervenção possibilitou-nos refletir que a inserção da produção de fanfictions no contexto escolar através de uma Unidade Didática norteada pelo CCMG contribuiu para o letramento linguístico dos alunos visto que, após realizadas as etapas de explicitação do gênero estudado, foi possível aos alunos produzirem fanfictions semelhantes àquelas que permeiam as práticas de leitura e escrita nas comunidades virtuais.  A análise que resultou da aplicação da Unidade Didática também nos possibilitou reflexões sobre as limitações da pesquisa bem como sobre as falhas cometidas na elaboração do material didático ressaltando que, no contexto que envolve o desenvolvimento de pesquisa-ação, o professor-pesquisador constitui a si mesmo como sujeito de aprendizagem ao passar por essa experiência. Para nortear as aprendizagens construídas ao longo desse percurso adotamos as seguintes referências teóricas: contemplando a investigação sobre Linguística Sistêmico-Funcional analisamos as publicações de Halliday (1979), Fuzer, Cabral (2014), Cunha, Souza (2011) e Gouveia (2009); para sustentar a análise de gêneros textuais, Hasan (2009), Eggins (2004), Fuzer, Vieira (2010), Muniz da Silva (2014) Silva (2014; 2015), Gouveia (2014) Silva e Espíndola (2013); para fundamentar o estudo sobre fanfictions, Barcelos (2013), Alves (2014) e Moraes (2009); embasando o estudo sobre letramentos, Street (2014), Kleiman (1995) Soares (2011) e Zappone (2013); para orientar a elaboração do material didático, Silva (2015), Monteiro (2015), Garcia (2015), Gouveia (2014), Muniz da Silva (2014), Fuzer, Vieira (2010). Por meio dos estudos realizados somados à aplicação do projeto de intervenção, esperamos ter contribuído com as discussões em torno do ensino de Língua Portuguesa no país e satisfazer as expectativas proposta pela implementação do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Presidente - 2036456 - TANIA MARIA MOREIRA
Externo à Instituição - WAGNER RODRIGUES SILVA
Notícia cadastrada em: 17/07/2017 17:24
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