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Banca de DEFESA: THIAGO SILVA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO SILVA E SILVA
DATA: 21/03/2018
HORA: 08:00
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 01
TÍTULO:

AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DA MEMÓRIA DA COMUNIDADE BARRACORDENSE E A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQs)


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Escrita. História em Quarinhos. Memória


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Com o olhar para a leitura e a escrita dos alunos da 8ª série, turno vespertino, da escola municipal Unidade Integrada Wolney Milhomem, localizada na cidade de Barra do Corda, Estado do Maranhão, esta pesquisa, realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2016, intentou investigar as contribuições que a utilização do gênero HQs pode dar à promoção das práticas de leitura e escrita que propiciem o debate e reflexão do aluno-leitor sobre temas importantes para a consolidação da história local de Barra do Corda; além de procurar estimular a prática da leitura; conhecer o contexto histórico, principalmente aquele, baseado na memória da comunidade local sobre o massacre de Alto Alegre e da chegada de Melo Uchoa, como “herói”, na cidade de Barra do Corda; avaliar os avanços das produções textuais dos alunos; entre outros. Para tanto, a proposta foi executada em duas etapas, sendo que a primeira delas foi realizada exclusivamente por estes pesquisadores, e consistiu na realização de entrevistas com indígenas e não índios, utilizando o método da História Oral, na perspectiva de Alberti (1998). A segunda etapa do projeto, realizada em sala de aula, utilizou a pesquisa do tipo pesquisa-ação, com a adoção do recurso metodológico de Sequência Didática (SD), partindo das concepções de linguagem como interação, de letramentos enquanto práticas sociais, de leitura como processo construtivo e de leitor como sujeito ativo, baseadas nos estudos de Bakhtin (2006; 2011), Geraldi (1997), Antunes (2009), Street (2007), Marcushi (2008, 2010), Kleiman (2000) e Koch (2006). Os resultados apresentados dão-nos segurança para concluir que o gênero HQs foi decisivo para a promoção das práticas de leitura e escrita, na medida em que os alunos sentiram-se mais atraídos pela leitura, e esse gênero foi “a porta de entrada”; além disso, verificamos que houve uma ampliação dos conhecimentos sobre o gênero e sobre a língua padrão; eles conseguiram se posicionar refletidamente frente aos momentos da história local de Barra do Corda e produziram duas revistas acerca desses momentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Externo à Instituição - MÁRCIO ARAÚJO DE MELO
Interno - 882.856.343-53 - PAULO DA SILVA LIMA - UFMA
Notícia cadastrada em: 28/02/2018 17:20
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