Banca de DEFESA: AVERLANDIO CABRAL DA CRUZ

DISCENTE: AVERLANDIO CABRAL DA CRUZ
DATA: 21/03/2018
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 02

Ensino, leitura e produção escrita numa perspectiva crítico-argumentativa em sala de aula: a argumentação em textos produzidos a partir de boletins de ocorrência policial.

Leitura. Escrita. História em Quarinhos. Memória

ÁREA: Lingüística

A presente dissertação objetiva apresentar à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará a intervenção desenvolvida no viés apresentado pela proposta da sequência didática, na turma do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Florentina de Medeiros, situada no município de São Domingos do Araguaia/PA, sobre as leituras e discussões pertinentes à educação, letramento e linguagem. A dissertação apresenta as considerações sobre a discussão ensino, leitura e produção escrita numa perspectiva crítico-argumentativa em sala de aula a partir do suporte Boletim de Ocorrência Policial (Relatos de Violência Doméstica). Neste trabalho estamos considerando a concepção de leitura crítica e a de que ler é ler o mundo e nele interagir. A dissertação discorre sobre a possibilidade de aplicação de estratégias de leitura crítica e produção textual com alunos a partir de uma realidade social na qual eles estão inseridos. Partindo da premissa de que o letramento perpassa necessariamente pela leitura, compreensão da realidade e sua expressão e que sobre esses fatores pesam a compreensão de diferentes gêneros de textos, discute-se no projeto a análise e a apropriação da linguagem como forma de contextualização e compreensão do mundo. A presente dissertação tem como marco de orientação teórica os trabalhos desenvolvidos principalmente por Antunes (2010, 2014), Koch (2000, 2011, 2015, 2016), Fiorin (2016), Geraldi (2012) Maingueneau (2015), Marcuschi (2008), Travaglia (2009), Soares (2014) e Wachowicz (2012). A proposta de da apresentação de textos de gêneros diferentes que tratam de uma mesma temática, em tela a violência doméstica, possibilita ao aluno perceber as diferentes formas de aplicação da linguagem além de uma maior compreensão sobre a temática. Elenca-se a hipótese de que a utilização de gêneros textuais diferentes que tratam de uma mesma temática permite propiciar ao aluno um melhor desenvolvimento na compreensão da temática e na construção de sentido do texto como expressão de sua realidade. Além disso, quando possibilitamos o conhecimento sobre as diferentes formas de realização dos gêneros textuais, permite ao aluno escolher diferentes estratégias de produção textual, tais como a escolha de vocabulário e gênero adequado à intenção comunicativa, de acordo com a intencionalidade pré-constituída. Outro fator importante analisado diz respeito à produção textual consciente, de acordo com a intenção comunicativa; nesse sentido, visualiza-se nesse trabalho o uso da argumentação e de operadores argumentativos nas produções escritas, analisando como esses elementos contribuem para a formação do texto. Metodologicamente a pesquisa se situa numa perspectiva de pesquisa-ação, de cunho qualitativo, em consonância como os objetivos definidos no curso de Mestrado Profissional em Letras, ao qual nos vinculamos, que, de certo modo, propõe uma investigação reflexiva sobre nossas práticas docentes. Por fim, temos em perspectiva que a realização da intervenção em sala de aula permita proporcionar aos estudantes a conscientização sobre as estratégias linguísticas e textuais em situações de produção diversas, contribuindo, assim, para o aprimoramento do desenvolvimento das práticas de leitura e escrita.

Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Interno - 1185073 - ELIANE PEREIRA MACHADO SOARES