Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLENO CHAVES MENEZES

DISCENTE: MARLENO CHAVES MENEZES
DATA: 21/03/2018
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 03

A POÉTICA DE GUIMARÃES ROSA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIO EM UMA TURMA DE 9º ANO EM TUCURUÍ-PA

Guimarães Rosa; Contos; Letramento Literário; Ensino de literatura; Literatura e Conhecimento

Nesta dissertação, ora apresentada no âmbito da Qualificação, investigamos o tema do letramento literário numa turma de 9o Ano de uma Escola Pública do Município de Tucuruí-PA. O tema da pesquisa leva em consideração a temática do letramento a partir das noções de Literatura e Conhecimento vislumbradas na poética inovadora do escritor João Guimarães Rosa, sobretudo no que diz respeito aos seus contos. Interessa-nos, sobretudo, a questão da formação do leitor literário e as estratégias implicadas no processo de ensino-aprendizagem de leitura na escola. Para tanto, intentamos criar uma intervenção junto a alunos de uma turma de 9º Ano de uma Escola Público do município de Tucuruí-PA que privilegie uma proposta de prática de leitura mais profunda quanto ao nível de compreensão e interpretação. É dentro dessa relação de desafio/incentivo à leitura que o complexo texto rosiano se enquadra, uma vez que, sendo bem administrado, pode vir a criar nos alunos uma perspectiva inovadora de fruição e compreensão de textos literários. O trabalho apresenta, no primeiro capítulo, ideias sobre a poética rosiana embasada nos estudos de Cândido (1993), Nunes (2013), Galvão (1978), Barbosa (2007), Chiappini e Vejmelka (2009) bem como, ainda, ideias gerais de Heidegger (2004) sobre o poético. No segundo momento, o foco recai na discussão sobre a importância da leitura na construção de cidadãos conscientes e reflexivos. Para tanto, leva em consideração os estudos de Bloom (2001), Heidegger (2003), Jouve (2002), Kleiman (2016), Marcuschi (2009) e Kothe (2007). Nesse diálogo de ideias, podemos perceber que, apesar de diferentes, algumas convergem em vários aspectos e servem de alicerce para um trabalho mais apurado, significativo e construtivo a partir da leitura. No terceiro capítulo será enfatizado o letramento literário como prática social. Já no quarto capítulo será apresentada a proposta de formação de leitor literário em uma turma de 9º Ano em Tucuruí-PA (caracterização da escola, estratégias, cronograma, resultados obtidos, avaliação me autoavaliação).

Presidente - 2129966 - DIRLENVALDER DO NASCIMENTO LOYOLLA
Interno - 1549206 - LUIS ANTONIO CONTATORI ROMANO