Banca de DEFESA: ELIENE RODRIGUES MARINHO

DISCENTE: ELIENE RODRIGUES MARINHO
DATA: 21/03/2018
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 01

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: O USO DO BLOG COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Leitura. Artigo de opinião. Produção textual. Blog.

ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Profletras, unidade UNIFESSPA, em Marabá-PA e objetiva realizar uma proposta de intervenção pedagógica, por meio da organização de um contexto de atividades em torno do gênero textual artigo de opinião, concomitantemente, ao uso da tecnologia blog como suporte textual e interação no ambiente virtual, tendo em vista a contribuição das tecnologias digitais na competência leitora e nas práticas de produção de texto. Para embasamento teórico-metodológico, valemo-nos dos postulados bakhtinianos ao tratarmos das concepções de gênero discursivo, além de outros autores que são seguidores da teoria sociointeracionista, bem como as orientações de Dolz Noverraz, Schneuwly e colaboradores (2004) em relação à sequência didática, método francês de grande relevância para o desenvolvimento das capacidades de linguagem. Para as abordagens tecnológicas, recorremos aos pressupostos de Marcuschi, Xavier (2010); Komesu (2010); Gutierrez e Rodrigues (2006), dentre outros. Nossa pesquisa consiste na investigação de duas turmas de 9º ano em duas escolas da rede pública de ensino em Marabá-Pará, realizada no primeiro semestre do ano letivo de 2017, por meio de uma pesquisa-ação. Nesta, analisamos as práticas de leitura e escrita da língua materna,  vivenciadas pelos sujeitos pesquisados na comunidade escolar e no meio social em que vivem.

Presidente - 1311089 - AUSTRIA RODRIGUES BRITO
Externo à Instituição - LINDINALVA MESSIAS DO NASCIMENTO CHAVES