Banca de DEFESA: TAINA SOEIRO DO NASCIMENTO

DISCENTE: TAINA SOEIRO DO NASCIMENTO
DATA: 21/03/2018
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 03

O CONTO DE FADAS NO CINEMA E NA LITERATURA: ARTICULANDO PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conto de fadas; cinema; literatura infanto-juvenil, prática sociais.

ÁREA: Letras

Em um mundo que vive em constante evolução os meios de ensino se tornaram obsoletos, o que aumentou o desinteresse dos alunos. Assim, o uso das novas tecnologias se tornou um aliado para a modernização do meio escolar, mas mesmo como aliado alguns profissionais ainda não utilizam estes recursos, muitas vezes por falta de material ou mesmo por falta de interesse do próprio professor que ainda está preso as formas tradicionais de ensino. O trabalho, O Conto de Fadas no Cinema e na Literatura: Articulando Práticas Sociais de Leitura e Escrita, visa basicamente pensar o valor dos contos de fadas, verdadeiras obras de arte, que têm encantando gerações ao longo dos séculos. Além disso, busca envolver os discentes, utilizando não só a releitura dos contos clássicos Disney bem como dos contos originais e as suas versões cinematográficas modernas, assim focaremos no conto A bela adormecida, baseado nos contos de Charles Perrault e dos irmãos Grimm, como também em sua releitura, adaptada para o cinema, Malévola, lançado em 2014, que conta a história de uma outra perspectiva, divertindo e emocionando o telespectador, através do drama de Malévola, contando como ela passou de garota apaixonada à bruxa vingativa. E assim convidá-los ao universo da leitura, partindo de um conto de fácil acesso e temas que atraem o jovem leitor, contribuindo com o estímulo à leitura por fruição, até a pretensão de promover os cânones e a produção de textos do aluno, dispondo de sua criatividade. Em seguida por meio da fusão livro/vídeo buscaremos avançar quanto à compreensão dos alunos sobre a importância da leitura e o desenvolvimento da análise crítica.

Externo ao Programa - 1449289 - LILIANE BATISTA BARROS
Presidente - 1549206 - LUIS ANTONIO CONTATORI ROMANO