Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYLSON RODRIGUES DE ARAUJO

DISCENTE: RAYLSON RODRIGUES DE ARAUJO
DATA: 22/03/2018
LOCAL: ILLA - Campus III - Sala 02

COESÃO EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS: POR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA LSF E DO ENSINO HÍBRIDO

Linguística Sistêmico-Funcional. Gêneros da família de textos factuais do tipo argumentos. Coesão textual. Ciclo de aprendizagem de gêneros. Ensino híbrido

ÁREA: Letras

O desígnio dessa pesquisa é examinar a prática argumentativa em produções textuais de alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Parauapebas/Pará, com vistas à identificação de possíveis lacunas de conhecimentos dos alunos em termos da coesão textual, por conseguinte a apresentação de uma proposta de ensino, orientada pelos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional, com foco no ensino de elementos coesivos em gêneros da família de textos factuais do tipo argumentos. No que concerne aos objetivos específicos, este trabalho visa: 1) identificar os gêneros argumentativos da família de textos factuais produzidos por esses estudantes até o nível em que se encontram; 2) elaborar e desenvolver propostas de atividades de produção textual envolvendo os gêneros argumentativos que os alunos já produziram; 3) verificar o que os alunos precisam aprender sobre o mecanismo de coesão para a construção do sentido de textos; 4) apresentar uma proposta didática de ensino e aprendizagem dos mecanismos de coesão textual à luz dos estudos da  Linguística Sistêmico-Funcional. A finalidade deste estudo reside na elaboração de uma proposta que coopere para a efetivação do discurso coesivo na escrita argumentativa. Por essa razão formulamos a seguinte questão de pesquisa: como pode se efetivar o aprimoramento do discurso argumentativo no que concerne à utilização concreta da coesão, a partir de estudos da Linguística Sistêmico-Funcional, por parte de alunos egressos do ensino fundamental? Teoricamente, o trabalho encontra fundamentos em um estudo que aprofunda concepções de linguagem, texto, coesão e gênero considerando os estudos funcionalistas de Hasan e Halliday.  Além disso, a pesquisa está ancorada em estudos que versam sobre a Pedagogia de Gêneros e suas contribuições para a aprendizagem por meio dos estudos de Martin e Rose (2008, 2012) e no ensino hibrido, a partir da visão de Christensen (2012), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015). Este estudo pode, pois, servir como mais um instrumento na difícil e geralmente abstrata tarefa de avaliar a qualidade da malha textual produzida nas escolas, ou seja, pode avocar a atenção para um quesito importante na construção de texto, que é a coesão, fornecendo aos docentes ou a qualquer outra pessoa que se predisponha a tal tarefa, conceitos e parâmetros importantíssimos.

Externo à Instituição - ANDREA AD REGINATTO
Interno - 280.427.192-72 - SAMUEL PEREIRA CAMPOS - UEPA